Filhos

Escolinha de futebol é opção para seu filho iniciar no esporte

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

A tecnologia e a facilidade da vida moderna fazem com que as crianças cada vez se mexam menos. Depois da escola, é muito comum ficar horas na frente do computador, vendo televisão e jogando videogame. Mas isso pode prejudicar o desenvolvimento infantil? Especialistas acreditam que sim e indicam alternativas como a escolinha de futebol para seu filho iniciar no esporte.

Escolinha de futebol contra o sedentarismo

O sedentarismo na infância pode lavar à obesidade, que é uma das doenças mais comuns atualmente. Uma ótima opção de atividade física, que além de divertida pode ajudar no desenvolvimento do seu filho é a escolinha de futebol.

Ganhos físicos, psicológicos e até pedagógicos são comuns através do esporte. Foto: Shutterstock

Ganhos físicos, psicológicos e até pedagógicos são comuns através do esporte. Foto: Shutterstock

Segundo a UNICEF, o direito à prática de esportes na infância é garantido por lei, pelo artigo 31 da Convenção sobre os Direitos das Crianças. No Brasil, também está garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O futebol já é uma paixão mundial, principalmente no Brasil que o esporte é considerado o principal esporte do país. O gosto pelo futebol vem desde pequeno, e por que a prática não? A escolinha de futebol atende esta demanda, que além criar um torcedor, é uma ótima opção de atividade física infantil. Pois nada melhor para as crianças fazerem o que gostam.

Benefícios da escolinha de futebol

Procurar uma escolinha de futebol para o seu filho pode ter vários benefícios, que podem ser definitivos no seu desenvolvimento. A partir dos 5 anos, a criança está pronta para entrar em uma escolinha de futebol, pois os movimentos são adaptados para a sua faixa etária.

Em termos fisiológicos, com a preparação adequada, o esporte pode aumentar a potência muscular e contribuir para a densidade óssea femural. Além disso, estimula a coordenação motora e a visão periférica.

Outros benefícios da escolinha de futebol são a oxigenação do sangue e a melhora da capacidade cardiovascular. Com estes fatores, a obesidade infantil irá passar longe do seu filho.

Ganhos psicológicos com a escolinha de futebol

Além dos benefícios físicos, colocar o se filho em uma escolinha de futebol pode trazer benefícios também na parte psicológica. O futebol é um esporte coletivo e, devido a isso, ajuda a socializar aquela criança que, muitas vezes, passa horas sozinha em frente ao videogame.

Para especialistas em pedagogia, o esporte pode ajudar até na escrita das crianças, pois elas aprendem a pegar o lápis corretamente, respeitar os limites do papel e este fator é fundamental para o processo de aprendizagem.

Além da prática do jogo, a escolinha de futebol também ensina valores e que as crianças devem respeitar as regras e o espírito da coletividade.

Como em qualquer esporte, a escolinha de futebol não é apenas um lugar para meninos. As meninas têm as mesmas possibilidades e benefícios com o jogo. Para isso, basta que parta da criança o desejo pela prática de determinado esporte.

Como escolher a escolinha de futebol

Para escolher uma boa escolinha de futebol tanto se o seu filho for menino ou menina, são necessários alguns cuidados. Certifique-se que o espaço é bom para a prática do esporte e tenha em mente que uma boa escolinha de futebol deve possui um responsável técnico, que é um professor de educação física.

Também será possível a necessidade de um exame médico no ato da matrícula, por isso, antes de iniciar com seu filho em uma escolinha de futebol, procure um médico. Para garantir uma boa escolha, converse com outros pais para que relatem as suas experiências.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Ajude a turbinar a imunidade das crianças.

4 brincadeiras para avós e netos

Qual é a melhor brincadeira para cada idade?

4 atividades divertidas entre irmãos

4 atividades divertidas para crianças com autismo

7 benefícios do videogame para o seu filho

Jogos, brincadeiras e atividades para jovens