Dica do Nutricionista

Seu bebê está preparado para os alimentos sólidos? Veja como introduzi-los

Por Redação Doutíssima 19/08/2014

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, para o crescimento, o desenvolvimento e a saúde do bebê sejam ótimos, seja dado apenas o leite materno nos primeiros seis meses de vida do pequeno. Assim, para começar a introduzir alimentos sólidos, é aconselhável que se aguarde esse período. Além disso, é preciso ver se o bebê está pronto para recebê-los.

 

alimentos-sólidos

Para introduzir alimentos sólidos, comece oferecendo a papinha após amamentar. Foto: Shutterstock

 

Meu pequeno está pronto para os alimentos sólidos?

 

O bebê dará sinais indicando que está ponto para passar a incluir os alimentos sólidos na dieta. Fique atento sobre o que é necessário:

 

– Para ingerir esse tipo de alimento, o bebê precisa conseguir manter a cabeça em uma posição firme e erguida.

 

– Sabe aquele reflexo que o bebê tem de colocar o alimento para fora com a língua? Para adicionar os alimentos sólidos à dieta do pequeno, é preciso que ele o perca, do contrário não conseguirá manter o alimento na boca.

 

– Mesmo que o pequeno não esteja preparado para uma cadeira alta, é preciso que ele consiga sentar para poder deglutir os alimentos de forma adequada.

 

– O desenvolvimento da boca e da língua está sincronizado com o desenvolvimento do sistema digestivo. É preciso verificar se o bebê consegue levar os alimentos ao fundo da boca e engoli-los. A medida que ele aprender a engoli-los corretamente, você verá que ele babará menos.

 

– A maioria dos bebês está pronto para introduzir alimentos sólidos na dieta quando duplicam seu peso inicial.

 

– Você irá notar que o bebê parece ter cada vez mais fome, inclusive quando toma leite oito ou dez vezes por dia.

 

– A curiosidade do pequeno com a comida que você, mamãe ou papai, estão comendo, também é um bom indicativo de que ele está preparado para mudar seus hábitos alimentares.

 

Como introduzir os alimentos sólidos ao bebê

 

Agora que seu pequeno já deu sinais de que está pronto para comer alimentos sólidos, você precisa aprender como fazê-lo. O ideal é que se comece com qualquer tipo de alimento, mas em forma de purê – algumas dicas são purês ou papinhas de batata, maçã, pêssego, pera ou banana. Confira o passo a passo:

 

1. Amamente ou dê a mamadeira ao bebê e, logo depois, ofereça duas ou três colheres de papinha. Utilize uma colher específica para isso, para evitar que o pequeno machuque a gengiva.

 

2. Se o pequeno mostrou interesse, espere que ele engula e sinta o gosto da comida, ou então, se o interesse não foi tão grande, espere que ele trabalhe essa ideia de comer algo sólido.

 

3. No começo, dê comida sólida apenas uma vez por dia, mas evite fazê-lo quando o bebê está cansado ou de mau humor, já que ele não irá comer muito e é preciso dar tempo para que ele se acostume com esse tipo de alimento.

 

4. Quando ele estiver preparado e acostumado com a ideia, você poderá dar algumas colheradas de comida ao longo do dia. A medida que ele ingere mais quantidade de alimento, busque variar o tipo.

 

Outras dicas

 

Para saber quando o bebê está satisfeito, normalmente, ele nega a comida, vai para trás, afasta a cabeça, começa a brincar com a colher ou se nega a abrir a boca – mas observe que, nesse último caso, pode significar também que ele ainda está mastigando a colherada anterior.

 

Introduzir esse tipo de alimento à dieta do bebê não significa que você deve deixar de amamentá-lo, já que eles não podem substituir e dar ao pequeno as substâncias nutritivas presentes no leite materno.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!