Dica do Nutricionista

Alguns fatos que você precisa saber sobre o excesso de sódio no organismo

Por Redação Doutíssima 12/09/2014

O sódio é uma molécula que age com o potássio para regular pressão e manter o equilíbrio do organismo. O sódio também é muito importante para a transmissão dos impulsos nervosos e estimulo muscular.

Excesso de sódio é nocivo à saúde

O excesso de sódio, porém, pode causar sérios problemas em nosso corpo. Entre os riscos podemos citar a hipertensão (pressão alta), que é fator de risco para o desenvolvimento de doenças como: acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, aneurisma e hipertrofia do ventrículo esquerdo.

excesso-de-sódio

Excesso de sódio pode provocar diversos problemas à saúde. Foto: Shutterstock

Além disso, a hipertensão causada pelo consumo excessivo de sódio também é complicadora em doenças neurologias como demência, alzheimer, entre outras, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca e doenças respiratórias como asma.

Além das doenças citadas a cima, o excesso de sódio também pode causar retenção de líquido, deixando a pessoa com uma sensação de inchaço. Este fator pode provocar uma variação no peso do indivíduo.

Onde o sódio pode ser encontrado

O sódio é encontrado nos alimentos em forma de cloreto de sódio, como o sal de cozinha. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a quantidade de cloreto de sódio recomendado para uma pessoa é de 2.300mg por dia.

Se considerarmos que o sal de cozinha é composto por 40% de sódio, logo 1g de sal equivale a 400mg de sódio. Desta forma, a quantidade ideal que um indivíduo tem que consumir de sal por dia é 6g, ou seja, uma colher de chá.

Dicas para evitar o excesso de sódio

Existem algumas dicas que podem lhe ajudar a não ficar com problemas por causa do excesso de sódio no organismo. Acostume a cozinhar com pouco ou sem nada de sal. Prepare os alimentos com temperos como manjericão, folhas de louro, curry, alho, gengibre, orégano, pimenta e hortelã, pois eles não têm sódio.

Quando comprar um alimento, leia o rótulo, verifique o teor de sódio e escolha aqueles com baixo teor. Existem alguns alimentos que contém muito sódio em sua composição como, por exemplo, os industrializados e os em conserva.

Salsichas, embutidos, presuntos, queijos processados, condimentos, cubos de caldo de carnes, molho de soja, ketchup e mostardas em geral apresentam em sua composição alto teor de sódio e devem ser consumidos com moderação ou evitados.

O ideal a fazer para controlar o excesso de sódio no organismo é ter uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, consumindo o mínimo possível de alimentos industrializados, além de controlar o sal na comida.

Analise a quantidade de sódio dos alimentos conforme seus rótulos, em pacotes de 100g: menos de 120mg de sódio é bom, 120mg a 600mg é moderado, devendo ser evitado e mais de 600mg é muito alto e deve ser proibido.

Receita de molho para salada sem sal

Uma boa dica para prevenir o excesso de sódio no organismo é temperar a salada sem sal. Pegue um dente de alho, 2/3 de xícara de gergelim, uma colher (sopa) de óleo de soja, 1/3 de xícara de vinagre ou suco de limão e ervas como orégano, manjericão, salsa e endro a gosto. Esprema o alho cru, depois adicione todos os ingredientes e bata no liquidificador.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!