Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do ginkgo biloba

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

A medicina oriental utiliza várias ervas para a manutenção da saúde, e uma das mais usadas é a ginkgo biloba. Essa é uma das mais antigas árvores vivas, e o extrato de suas folhas é rico em nutrientes, que ajudam a tratar uma série de doenças. Nas folhas de ginkgo são encontrados dois tipos de produtos químicos: os flavonóides e terpenóides, que são considerados potentes antioxidantes.

gingko-biloba

A ginkgo biloba é uma planta muito usada no tratamento a várias doenças. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a ginkgo biloba

 

Acredita-se que os antioxidantes atuam na prevenção de muitas doenças, inclusive o câncer, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, mal de Alzheimer, artrite e cataratas. Por isso, a ginkgo biloba é um dos medicamentos fitoterápicos mais vendidos e prescritos no mundo.

 

No entanto, mesmo sendo ótimo para a saúde, deve ser consumido com moderação para não causar efeitos colaterais, que incluem desconforto gastrointestinal, dores de cabeça, agitação, diarreia, náuseas e vômitos.

 

Usando esta planta com moderação, é possível tratar e prevenir inúmeros problemas de saúde. Para isso, sempre converse com seu médico, para que ele possa recomendar a dose necessária para o seu caso.

 

Principais benefícios a ginkgo biloba

 

Alzheimer

 

Estudos recentes demonstram que a ginkgo biloba é benéfica para pacientes que sofrem de mal de Alzheimer e demência, uma vez que a planta ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Ela também é usada como uma medida preventiva, pois consegue retardar o início de Alzheimer em pessoas com histórico familiar da doença.

 

Portanto, um remédio erval para a demência grave ou doença de Alzheimer é consumir 80 mg da planta, três vezes ao dia. Em casos de problemas de memória menores, é necessário tomar apenas 60 mg, duas vezes por dia.

 

Pressão alta

 

A planta faz com que os vasos sanguíneos em nosso corpo se dilatem, aumentando assim a nossa circulação sanguínea. Ou seja, é um fantástico remédio natural para a pressão arterial elevada.

 

Menopausa

 

A menopausa, na maioria das vezes, é tratada com terapia de reposição hormonal. Esse método, porém, pode ter muitos efeitos colaterais, incluindo um aumento do risco de câncer de mama e sangramento irregular. Estudos recentes descobriram que o extrato de ginkgo biloba é uma alternativa similar à reposição de hormônios. Para isso, basta consumir 60 mg duas vezes por dia, regularmente.

 

Enxaqueca

 

Outro grande benefício da planta é aliviar a dor da enxaqueca, uma vez que os seus ingredientes ativos aumentam a circulação de sangue, o que tem um efeito positivo para quem sofre desse incômodo terrível.

 

Problemas oculares

 

Os flavonoides encontrados na ginkgo biloba reduzem, e até mesmo curam, os sintomas de alguns problemas da retina, incluindo a degeneração macular relacionada com a idade, que é a principal causa de cegueira nos idosos. Ela também beneficia as pessoas com catarata.

 

Distúrbios da audição

 

O zumbido no ouvido é um distúrbio auditivo que causa uma sensação desconfortável. Uma lesão do nervo auditivo e certos distúrbios dos vasos sanguíneos são muitas vezes a principal causa desta condição. Tomar 180 mg a 200 mg de a planta por dia pode ajudar a reduzir o zumbido no ouvido.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!