Alimento tipicamente associado à gastronomia italiana, a pizza é, na verdade, um produto cuja origem é atribuída a egípcios e hebreus. Registros sugerem que entre estes povos, um preparo muito semelhante ao que hoje é conhecido como pizza já fazia parte do cardápio. O segredo do sucesso desta comida tão popular é atribuído à base, ou seja, à massa de pizza.
Mas foram os italianos mesmo que aperfeiçoaram o alimento e o tornaram tão disseminado tanto no país como em outras nações. A influência italiana na expansão da pizza é relacionada à habilidade deles em aplicar técnicas de preparo de massas e afins. Hoje, a pizza é uma das opções gastronômicas mais difundidas e apreciadas mundo afora.
Massa de pizza deve ser preparada manualmente
Mas, a massa de pizza que se preze deve ser preparada manualmente, como manda a tradição. No entanto, é preciso ter alguns cuidados. Por ter a farinha como elemento-chave, a massa de pizza pode conter mais calorias do que o desejado.
Portanto, para quem não quer abusar na ingestão calórica em uma única refeição, porém tampouco abre mão da iguaria, o jeito é procurar por versões light da massa de pizza. Confira uma dica de massa de pizza integral seguida de algumas alternativas de recheio mais leves. Bon appetit.
Massa de pizza levinha
Ingredientes
Meia xícara (chá) de leite desnatado
Uma colher (chá) de margarina light
Uma pitada de sal
Uma colher (sopa) de fermento em pó
Duas xícaras (chá) de farinha de trigo integral
Modo de Preparo:
Mescle bem todos os ingredientes. Amasse a mistura com as mãos até a massa desgrudar. Se preciso, polvilhe um pouco mais de farinha. Deixe a massa descansar por 20 minutos em ambiente aquecido, cobrindo-a com um pano. Com um rolo, abra a massa em uma superfície enfarinhada.
Aqueça o forno em temperatura de 180°C. Polvilhe farinha sobre uma assadeira, despeje a massa, espalhe um pouco de molho e coloque no forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos. Na sequência, cubra com alguma das opções de recheios que sugerimos abaixo e coloque a pizza novamente no forno para gratinar.
Molho
Quatro tomates sem pele e sem sementes
Uma colher (sopa) de orégano
Um copo de água
Sal e pimenta a gosto
Três colheres (sopa) de óleo
Sugestões de recheios:
Atum
Uma lata de atum light – em água, não em óleo
Uma cebola picada
50 gramas de azeitonas pretas
100 gramas de queijo mussarela ralado
Sal, pimenta e orégano a gosto
Uma colher (sobremesa) de azeite
Molho de tomate
Vegetariana
120 gramas de ricota
Duas xícaras (chá) de espinafre cozido
100 gramas de mussarela light
Orégano a gosto
Molho de tomate
Palmito
Cinco colheres (sopa) de palmito
120 gramas de mussarela
Manjericão a gosto
Abobrinha com queijo cremoso
Cobertura de tomate
Ervas finas para salpicar
Seis fatias de abobrinha italiana
Quatro Polenghinhos light
50 gramas de queijo parmesão ralado
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!