Receitas

Veja como preparar 2 receitas de pizza sem glúten

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

Muitas pessoas riscaram o glúten das suas dietas por acreditar que esta proteína engorda e faz mal à saúde. Até onde se sabe, cientificamente comprovado, pessoas celíacas, intolerantes ou alérgicas são as únicas que realmente não podem consumir esta proteína, presente em itens como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio.

Em contrapartida, celebridades exibem corpos em forma e garantem que a silhueta se deve a uma dieta livre do produto, apelando inclusive para receitas como a pizza sem glúten. Ficou interessada?

pizza-sem-glúten

Prepare uma pizza especial sem ter medo do glúten e das suas consequências. Foto: iStock, Getty Images

Para quem aderiu ou tem a necessidade desta dieta, a boa notícia é que atualmente a gama de produtos e ingredientes sem glúten é bem maior. Você pode manter uma dieta saudável, dentro do seu propósito sem se privar das delícias da gastronomia.

Aprenda como fazer pizza sem glúten e tenha esta carta na manga para preparar um cardápio saudável e caprichado!

Pizza sem glúten com arroz

Ingredientes:

2 ovos

2 colheres de sopa de queijo ralado – pode ser o mussarela se acha o parmesão muito forte

2 xícaras e meia de chá de arroz cozido

1 xícara de leite

1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Farinha sem glúten (comprada pronta) para polvilhar a forma.

Modo de Preparo:

Coloque os ovos, o queijo e o arroz no liquidificador e bata bem. Vá adicionando aos poucos o leite e deixe bater até formar um creme. Por fim, coloque o fermento.

Despeje em uma forma de pizza, previamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido, em torno de 180ºC, e deixe assar por cerca de 30 minutos. Sua massa de pizza sem glúten está pronta!

Pizza sem glúten com mandioca

Ingredientes:

½ quilo de mandioca crua sem casca

2 xícaras de chá de amido de milho

2 colheres chá de açúcar

1 ovo

2 tabletes de fermento biológico

2 colheres sopa de margarina culinária

1 colher chá de sal

Molho de tomate

Fubá

Rendimento: 2 discos de pizza.

Modo de Preparo:

Pique a mandioca em pedaços e cozinhe com água na panela de pressão por 15 minutos, a partir do início da pressão. Desligue e aguarde sair o vapor. Abra e verifique se estão bem cozidas e, se necessário, cozinhe por mais alguns minutos.

É importante que fique bem macia. Retire a água e esprema os pedaços de mandioca até virarem um purê. Deixe amornar.

Em uma bacia grande, coloque esse purê junto com o açúcar e o amigo de milho. Misture. Faça um buraco no meio da massa e coloque o ovo, os fermentos e a margarina. Misture até ficar lisa e homogênea. Cubra a bacia e deixe a massa descansar por 40 minutos.

Como esta receita é para dois discos de pizza, após o período de descanso, divida a massa em 2 partes. Polvilhe uma superfície com o fubá, pode usar a mesa ou a pedra da pia. Coloque uma das partes da massa e abra ela com o rolo.

Depois dos discos de pizza sem glúten abertos, coloque a massa em uma forma de pizza e espalhe sobre ela uma pequena quantidade de molho de tomate. Asse por 20 minutos. Retire do forno, recheie a seu gosto e leve ao forno até o queijo derreter.