Dica do Nutricionista

Conheça os tipos de queijo e escolha o seu preferido

Por Redação Doutíssima 01/05/2015

O queijo é uma fonte de proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Entre os vários tipos de queijo, o maturado ainda é livre de lactose e perfeito para o consumo de quem tem intolerância a este nutriente.

Feitos a partir do leite, são vários os tipos de queijo. Podem ser classificados conforme a manufatura, consistência, teor em gordura, tipo de fermentação, superfície e interior.

O queijo tem efeito protetor nas cáries dentárias, propriedades anti-hipertensivas e efeito benéfico na saúde óssea devido ao cálcio. Estes benefícios variam de acordo com os tipos de queijo e seus nutrientes.

tipos de queijo

Tipos de queijo variados oferecem benefícios à saúde se consumidos com moderação. Foto: iStock, Getty Images

Veja os principais tipos de queijo

A seguir você encontra um pouco sobre as peculiaridades dos principais tipos de queijo para acertar na hora da compra.

Parmesão

O parmesão é um queijo tipo italiano que, no Brasil é muito utilizado ralado em acompanhamento de massas e risotos. É rico em proteínas, mas também é o campeão de sódio, que, em excesso pode elevar a pressão arterial.

Suíço

Rico em proteínas, que têm alto valor biológico e digestibilidade e campeão em vitamina B12. Apesar disso, é rico em gorduras saturadas, que aumenta o colesterol ruim, elevando o risco de problemas no coração. Os queijos deste tipo são ideais para uso em lanches rápidos.

De cabra

Produzido em blocos, possui textura levemente granulada e é bastante usado como queijo de mesa, em saladas, empadas, ou assados. Bastante saudável, é recomendado para obter ossos fortes, regula a pressão arterial, auxilia na perda de peso e faz bem para a digestão.

 

Muçarela

Rico em cálcio e vitamina B12, o muçarela é o queijo mais produzido no Brasil: cerca de 180 mil toneladas por ano. É ideal para lanches e preparo de pães de queijo, pastéis, rissoles. Por seu sabor delicado, combina com doces e compotas.

Cottage

De consistência cremosa, para sua produção, o leite é coagulado e drenado, sem maiores transformações, por isso é cremoso. Aliado da dieta, tem baixa caloria e gorduras e é rico em cálcio. Por sua versatilidade, é ideal para preparação de pratos diversos.

Ricota

É feito a partir do soro do leite e tem baixo valor calórico. Ideal para obtenção de massa muscular, tem consistência firme e sabor neutro. Por esta razão pode acompanhar qualquer prato e na elaboração doces e salgados. Ótima opção para servir em aperitivos.

 

Prato

Pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos aponta o queijo prato como colaborador para evitar a gordura que se acumula na barriga. Isso porque é composto por uma substância chamada ácido linoleico conjugado (CLA), uma aliada da dieta.

 

Provolone

Ideal para saladas, aperitivos, em fondues, quiches e tortas salgadas ou gratinado com filé, o versátil provolone é um queijo tipo italiano, bom de cálcio, vitamina A e vitamina B12. Apesar disso é o mais calórico.

Cheddar

É de origem inglesa. Rico em cálcio, proteínas e vitaminas A e B12. Consumo perfeito em macarrão com queijo e em hamburguers. Entretanto, deve ser consumido com moderação pela quantidade de gordura e sódio, que predispõem a doenças cardiovasculares.

 

Minas frescal

Aliado na dieta já que possui pouco sal e gorduras. É fonte de vitaminas e ideal para combater hipertensão e diabetes. Com estes benefícios, fica perfeito como incremento de um bom prato de salada.


Tipos de queijo: consuma com moderação

Estes são apenas alguns dos tipos de queijo que você pode experimentar. Independente de qual for o seu benefício, é preciso consumi-lo com moderação. Escolha o seu e bom apetite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!