Se você está sentindo dor no punho, saiba que alguns exercícios podem ajudar a tratar e prevenir o problema. Especialistas indicam que são três as causas mais comuns para sua ocorrência: lesões na área, artrite reumatoide e síndrome do túnel do carpo. Todas essas condições são tratáveis, por isso é sempre importante buscar ajudar médica.
Trabalho repetitivo pode causar dor no punho
Segundo o American College of Sports Medicine, as lesões em geral são causadas por impactos, quedas ou hiperextensão. As pessoas que estão mais sujeitas a sofrer com dor no punho são as que praticam atividades físicas que exigem bastante o uso dessa parte do corpo – praticantes de basquete são um exemplo.
A artrite reumatoide também é uma doença capaz de causar dor no punho. Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, Estados Unidos, a condição é caracterizada pelo fato de o próprio sistema imunológico do ser humano atacar os tecidos.
Alguns sintomas incluem rigidez muscular e formigamento na área afetada. Não há cura para esse problema, apenas tratamento para o alívio dos sintomas.
Outra causa comum é a síndrome do túnel do carpo. A intensidade do problema varia, mas quando presente em sua forma mais severa, é possível que você sequer consiga segurar algum objeto ou até mesmo dobrar o punho. A principal causa dessa condição são os movimentos repetitivos – algo bastante comum em certas profissões, como digitadores.
Exercícios podem evitar e prevenir dor no punho
Se você estiver com dor no punho, evite movimentos que exijam demais deles. É sinal de que eles estão inflamados. Normalmente as dores são irregulares, ou seja, vão e vêm. O melhor a fazer é deixar as atividades para outro dia e preservar o seu punho.
Conheça alguns exercícios que podem ajudar a prevenir e tratar a dor no punho:
1. Alongamento para flexão
Fique com o cotovelo reto. Puxe seu punho para trás com a outra mão. É provável que você sinta um leve ou moderado alongamento. Mantenha essa posição por aproximadamente 10 a 15 segundos, e então alterne os punhos. Faça três repetições com cada um.
2. Alongamento para extensão
Fique com o cotovelo reto e a palma da mão virada para cima. Com a outra mão, puxe a palma para baixo. A ideia é sentir um alongamento leve a moderado – caso isso ocorra, o exercício está correto. Mantenha por 10 a 15 segundos e alterne as mãos. Faça três repetições com cada um.
3. Exercício de resistência para extensão
Pegue uma corda de resistência e amarre-a ao redor de sua mão. Fique com a palma para baixo e seu cotovelo em um ângulo de 90º. Lentamente, traga seu punho para cima, apertando os músculos do antebraço. Repita com o outro braço. Faça três séries de 10 a 15 repetições.
4. Exercício de resistência para flexão
Amarre uma corda de resistência ao redor da mão novamente – mantenha a palma voltada para cima e o cotovelo ao seu lado. Fique com o cotovelo dobrado e traga o punho, de forma lenta, para cima – ao fazer isso, certifique-se de apertar seu punho e os músculos do antebraço. Alterne os punhos. Recomenda-se três séries com 15 repetições.
5. Bola de tênis
Pegue uma bola de tênis e, simplesmente, aperte-a até começar a sentir dor – esse é o momento de parar. Segure por cinco a 10 segundos, e então alterne o braço. Faça de oito a 10 repetições em cada punho.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!