Receitas > Slider Home

Aprenda a fazer um delicioso bolo de laranja sem ovo

Por Redação Doutíssima 30/06/2015

Se você quer preparar um lanche que alimenta e ainda perfuma a casa, o bolo de laranja sem ovo é uma excelente opção. A receita é ideal para servir para os amigos ou agradar a criançada, cai muito bem em um café da manhã especial ou com um chá durante a tarde. Além disso, é uma forma deliciosa de consumir vitamina C.

 

Benefícios do bolo de laranja sem ovo

A laranja é uma fruta rica em vitamina C, um elemento essencial ao bom funcionamento do organismo. O Ministério da Saúde, através do Blog da Saúde, informa que 250 ml de suco fresco da fruta possuem 124 mg da vitamina.

bolo de laranja sem ovo

O bolo de laranja pode ser preparado com linhaça para substituir os ovos da receita. Foto: Shutterstock

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C ajuda na prevenção do envelhecimento das células, inclusive as presentes na pele. Ela também aumenta a capacidade de absorção de ferro, um mineral essencial ao sangue.

 

A fruta ainda tem fibras, essenciais para manter o bom funcionamento intestinal. Além disso, tem zinco, potássio, ferro, magnésio e manganês, outros minerais importantes para a saúde. Tudo isso pode ser reunido em um delicioso bolo de laranja.

 

Bolo com ou sem ovo?

Os ovos utilizados em receitas de bolo servem para dar corpo à massa. As claras, quando batidas em neve antes de serem incorporadas na mistura, formam pequenas bolhas de ar, fazendo com que a receita fique bem fofa.

 

Enquanto a maioria das receitas pede ovos, as versões sem o ingrediente não perdem em sabor ou textura. A linhaça e o bicarbonato de sódio são substitutos que ajudam o bolo a ficar alto e fofo.

 

Outros substitutos são o gel da chia, banana amassada, tofu e iogurte. Como as formulações desses ingredientes são muito diferentes dos ovos, não tente fazer trocas em receitas que você já conhece.

 

Receitas de bolo de laranja sem ovo

Se quiser fazer um bolo de laranja sem ovo, boas opções sem o ingrediente não faltam. Confira as sugestões abaixo e bom apetite!

 

1. Bolo de laranja rápido sem glúten

 

Ingredientes:

 

– 100ml de óleo vegetal

– 200ml de suco de laranja fresco

– 1 copo de açúcar branco

– 2 copos e ½ de farinha de arroz

– 1 colher de café de farinha de linhaça

– 1 colher de sopa de fermento químico em pó

 

Modo de preparo:

 

Bata todos os ingredientes do bolo de laranja sem ovo no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Depois de pronto, despeje em uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos.

 

2. Bolo de laranja sem ovo: bolo fofo com cobertura

 

Ingredientes:

 

– 1 xícara e ½ de açúcar da sua preferência

– 3 xícaras de farinha de trigo (se preferir a integral, use metade dessa e metade da branca)

– 1 xícara e ½ de suco de laranja fresco

– ½ colher de sopa de fermento em pó

– 1 pitada de bicarbonato de sódio

– ⅓ de xícara de óleo vegetal

 

Cobertura:

 

– 1 xícara de açúcar de confeiteiro

– ⅓ de xícara de suco de laranja fresco

 

Modo de preparo:

 

Em uma vasilha, peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes aos poucos, misturando até ficar homogêneo.

 

Despeje a mistura do bolo de laranja sem ovo em uma forma untada e asse por 35 a 45 minutos a 180ºC, até que comece a dourar por cima. Misture os ingredientes da cobertura e despeje no topo do bolo assim que sair do forno.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!