Os benefícios da atividade como um todo já são conhecidos, mas cada uma das posições de yoga pode trazer um trabalho mais focado em alguma aspecto físico ou mental. Executá-las diariamente pode trazer melhora significativa do corpo e da mente.
A yoga, diferente do que muitos pensam, não é apenas um tipo de atividade física. É uma filosofia com mais de dois mil anos que abrange exercícios para o corpo e para a mente, guiando os “yogis” para lidar melhor com as adversidades do ser humano e da vida.
A parte dos exercícios se originou na hatha yoga, um veículo para a meditação. As posições de yoga promovem a calma dos nervos e dos músculos e a força para permanecer muito tempo na mesma posição limpando e acalmando a mente.
Praticando as posições de yoga
A prática de qualquer atividade física não é recomendada para quem não conhece os exercícios e nunca teve o acompanhamento de um profissional qualificado. Para entender melhor como desenvolver as posições de yoga é preciso procurar um professor formado nesta modalidade.
A yoga não trabalha apenas o alongamento e fortalecimento do corpo, ela tem impacto em aspectos mais profundos. Ao exercitar posições de yoga que exigem equilíbrio, você também estimula a busca pelo balanço mental e emocional.
Saber como ativar corretamente cada parte do corpo e da mente exige um mínimo de conhecimento para evitar lesões e uma prática sem foco. Muitas das posições de yoga também exigem preparo do corpo, feito com posturas mais fáceis antes de tentar algo mais desafiador. Por isso é tão importante a orientação e acompanhamento de um profissional.
Posições de yoga e seus benefícios
Cachorro olhando para baixo
Acalma o cérebro, estimula a circulação sanguínea, fortalece o coração, os pulsos e os músculos dos braços e alivia tensões no pescoço e nos ombros.
Cachorro olhando para cima
Estimula a circulação para os órgãos abdominais, tonifica o trato digestivo, alonga o torso, aumenta a flexibilidade nas costas e estimula os nervos na espinha dorsal.
Árvore
Melhora a paciencia com o próprio corpo no desenvolvimento das posições de yoga e trabalha o equilíbrio. Aumenta a flexibilidade nos tornozelos, joelhos e articulações do quadril e fortalece a musculatura oblíqua.
Criança
Acalma o sistema nervoso central, alivia dores nas costas e relaxa todos os músculos do tórax e dos braços.
Savasana
Também conhecida como postura do defunto, ela é ideal para encerrar as atividades. Promove um relaxamento consciente, revigora o corpo e a mente e promove a absorção dos benefícios físicos e mentais de uma sessão de yoga.
Barco
Fortalece os quadris e tonifica os músculos abdominais, melhorando a digestão. Auxilia na liberação de gases.
Meia lua
Fortalece pernas, tornozelos, abdomen, glúteos e a espina, alongando estas mesmas regiões do corpo, melhora a coordenação motora e o equilíbrio. Tem efeito terapêutico, ajudando a diminuir a ansiedade, cansaço, dores menstruais e constipação.
Roda
Abre o peito dando mais espaço para os pulmões, alonga braços, a coluna, as pernas, o abdomens e os glúteos, estimula a tireoide e a glândula pituitária, energiza o corpo e combate a depressão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!