No cardápio das crianças são necessárias muitas frutas, verduras e legumes, mas a maioria delas não gosta desses itens. Preparar pratos criativos usando produtos mais naturais pode ser uma forma eficaz para fazê-las consumir esse tipo de alimento.
Ingerir uma dieta balanceada é capaz de evitar a obesidade infantil e proporcionar mais saúde para crianças em desenvolvimento.
Crianças devem se alimentar de forma saudável
As crianças possuem preferências inatas para determinados sabores. Segundo um estudo da American Psychological Association, elas preferem alimentos doces e rejeitam amargos, como o de certos produtos hortícolas.
Os pesquisadores indicam uma explicação histórica para isso: o sabor doce sempre sinalizou fonte de energia (calorias), enquanto o gosto amargo sempre indicou alimentos potencialmente tóxicos.
A relutância em experimentar novos alimentos é chamada de neofobia e a categoria comumente rejeitada é a dos vegetais. Isso representa um desafio para os pais, que respondem de diversas maneiras.
Alguns simplesmente dão aos filhos o que eles querem e outros restringem alimentos saborosos como pressão para comer frutas e legumes. Há ainda quem ofereça recompensas para comer alimentos nutritivos e também aqueles que não fazem coisa alguma.
De toda forma, comer alimentos saudáveis é essencial para os pequenos. Médicos e cientistas têm se mostrado preocupados com o aumento da obesidade em crianças e jovens. Esse mal é capaz de levar a problemas de saúde, como doenças cardíacas causadas por elevados níveis de colesterol, pressão alta e diabetes tipo 2, segundo um artigo publicado na revista Pediatrics.
Além disso, conforme um comunicado divulgado pela revista Nature Neuroscience, alimentos de alto teor calórico podem ser viciantes e capazes de fazer que crianças que comam ocasionalmente fast food aprendam padrões problemáticos de alimentação.
Pratos criativos são estimulantes
Afinal, o que fazer para melhorar a alimentação infantil? Uma das melhores opções é mudar a abordagem pela qual esses alimentos são apresentados a elas. Vale ressaltar ainda que quanto antes eles forem apresentados às crianças, mais fácil será a aceitação. Além disso, ofereça-os quando ela estiver com fome e, quem sabe, de uma forma mais divertida.
A apresentação é capaz de mudar a cara dos alimentos. Então abuse dos pratos criativos. Quer um exemplo? Cubra uma tigela de cereal integral com um rosto sorridente, usando fatias de banana para os olhos, passas para o nariz e uma fatia de pêssego ou maçã para a boca.
É possível também criar um quadro com alimentos. Use floretes de brócolis para árvores, cenouras, aipo e couve-flor para as nuvens e ovo para o sol. Em seguida, fale para seu pequeno comer essa obra-prima. Ele irá achar o máximo!
Quer incluir ainda mais frutas na alimentação da criançada? Recorra aos espetinhos. Com eles, você pode usar três tipos de frutas imitando um semáforo: morangos para o vermelho, manga para o amarelo e kiwi para o verde.
Além disso, sanduíches com verduras podem virar barquinhos, panquecas e bananas são capazes de se transformar em tartaruga e até mesmo um ovo e alguns pedacinhos de cenoura viram um pintinho.
É possível fazer várias coisas para tornar essa inclusão mais divertida para as crianças, já que assim elas irão associar esse momento à diversão, acostumando aos poucos o paladar a essas novidades.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!