Alimentação infantil

Veja fases da alimentação infantil e aprenda receitas de papinhas

Por Redação Doutíssima 18/09/2015

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a amamentação até os dois anos de idade. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. E é a partir dessa idade que o bebê já pode ser introduzido ao universo dos alimentos. A melhor forma de fazer isso é aprendendo receitas de papinhas.

Receitas de papinhas para o bebê

A partir dos seis meses tudo é novo para criança: ela vai entrar em contato com sabores, até então, desconhecidos. É importante buscar orientação do pediatra quanto ao preparo e que tipos de ingredientes usar nas receitas de papinhas, pois deve-se ter a garantia da presença de todos os nutrientes dos quais o pequeno precisa para se desenvolver de forma saudável.

receitas de papinhas

Papinhas devem ser preparadas com ingredientes que garantam nutrientes ao organismo. Foto: iStock, Getty Images

É preciso ainda estar atento ao ritmo do bebê e entender que pode acontecer de algumas vezes ele rejeitar a alimentação ou ainda exigir mais. Lembre-se, é tudo muito novo, e nem sempre todas as receitas de papinhas que você apresentar serão agradáveis imediatamente. Mas um dos “truques” para que a criança aceite a novidade é a repetição.

Papa de caldo de carne com cenoura e chuchu

Abaixo, confira uma das várias receitas de papinhas que podem ser preparadas aos seis meses:

Ingredientes:

– 100 g de carne magra

– 1 cenoura

– 1 chuchu

– Água filtrada

Modo de preparo:

Corte a carne em cubinhos e refogue em uma panela com um pouco de óleo vegetal. Acrescente uma pitada de sal e, quando a carne pegar uma corzinha, coloque a cenoura e o chuchu descascados e cortados em pedaços pequenos.

Cubra com água filtrada e cozinhe, com tampa, em fogo baixo até que os legumes fiquem moles. Separe a carne. Amasse os legumes com um garfo. Sirva com uma colher.

A partir daí, o bebê já está preparado para conhecer novos sabores. Converse com o médico para saber como substituir alimentos que tenham as mesmas propriedades e nutrientes, mas que possam variar no que se refere ao sabor. Assim, a criatividade pode entrar como ingrediente especial nas receitas de papinhas.

Até os nove meses de idade, deve-se introduzir alimentos como carne magra, frango e fígado, peixes e laticínios e também frutas. Uma sugestão é amassar mamão, banana e maçã. Mas também é possível deixar pequeninos pedaços, que vão estimular a mastigação.

Receitas de papinhas após os 9 meses

Dos nove aos 12 meses, gradativamente, o bebê vai poder substituir as refeições mais “moles” por itens sólidos. Aos 12 meses, ele já estará fazendo três refeições com sólidos diariamente. Com isso, ele vai se habituando também aos horários e hábitos da família. Acompanhe abaixo uma receita de papinha de carne:

Ingredientes:

– 1 fio de óleo vegetal ou azeite

– 1 colher (chá) de cebola picada

– 2 colheres (sopa) de carne cortada em pedaços pequenos

– 2 colheres (sopa) de brócolis picado

– 2 colheres (sopa) de macarrão

– 2 colheres (sopa) de espinafre picado

– 2 colheres (sopa) de feijão já cozido

– 1 pitada de sal

– Cebolinha e salsinha (se desejar)

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o fio de óleo e refogue a cebola e a carne. Acrescente o brócolis e o macarrão. Adicione uma quantidade de água suficiente para cobrir todos os alimentos.

Deixe cozinhar até que o macarrão fique bem molinho. Então, junte o espinafre e o feijão já cozido, mantenha na panela por mais alguns minutos. Adicione uma pitada de sal. Amasse todos os alimentos com um garfo, junte a cebolinha e salsinha. Sirva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!