Uma das características mais importantes e significativas de uma empresa é o clima organizacional. Ele é um importante indicativo de sucesso da companhia. Numerosos estudos têm encontrado relações positivas entre climas organizacionais saudáveis e métricas como vendas, retenção de pessoal, produtividade, satisfação do cliente e lucratividade.
Entenda a importância do clima organizacional
A cultura de uma organização está enraizada no comportamento de seus membros, sendo bastante difícil modificá-la. Por essa razão ela pode ser considerada como a “personalidade” da empresa. A partir dessa relação, muitos definem o clima como a forma que os membros experimentam a cultura da organização em que estão inseridos.
Estudos demonstram que um clima organizacional positivo traz reflexos otimistas como um todo. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Occupational and Organizational Psychology, as organizações que o enfatizam mostram maior produtividade se comparadas àquelas que o marginalizam.
Dentre os pontos a serem explorados os pesquisadores destacaram a preocupação com o bem-estar do empregado, a flexibilidade, a aprendizagem e o desempenho.
A grande questão que surge a partir daí é como oferecer um bom ambiente para os empregados. Para isso, um dos primeiros passos é reconhecer alguns perfis capazes de acabar com a harmonia nesse ambiente. Muitas vezes eles acabam estimulando os colegas a adotar atitudes que não são positivas para a empresa.
Como identificar perfis profissionais ruins
Para ter um clima organizacional em perfeita ordem é preciso oferecer aos empregados todos os recursos necessários a um bom desempenho, mas não apenas isso. É indispensável também reconhecer perfis antiprofissionais que possam afetar negativamente o ambiente. Veja alguns deles.
– Vítimas
São as pessoas que estão sempre culpando os outros por seus problemas e nunca assumem a responsabilidade por suas próprias ações. Elas atribuem suas próprias falhas a colegas, situações e acontecimentos – dizendo que há uma conspiração contra si.
– Insatisfeitos
Estão sempre criticando ou rejeitando ideias. São especialistas em escolher o lado negativo em qualquer situação. Normalmente gostam de sair com outros queixosos, e esse grupo recém-formado é capaz de instigar os demais a encontrar problemas onde eles não existem.
– Manipuladores
Sempre procuram colegas carentes e com baixa autoestima para manipulá-los. Para evitá-los não basta apenas reconhecer sua autoridade, já que muitas vezes eles podem contribuir para o fim do equilíbrio organizacional ao atribuir uma hierarquia que em tese não existe.
– Negativos
Tendem a expressar opinião negativa sempre quando o sucesso ou a experiência de outra pessoa vem à tona. Muitas vezes são pessoas frustradas por não alcançar o que os outros alcançaram – sendo que esse avanço dos demais os incomoda profundamente.
– Fofoqueiros
Esse perfil geralmente tem grande prazer em contar e repassar a desgraça alheia. Isso pode acabar tirando a atenção de outros funcionários ou criar desavenças entre eles. Vale a pena estar atento a essas pessoas.
– Arrogantes
Em quase todos os locais de trabalho há alguém que sinta saber mais do que todos e poder fazer tudo melhor. Porém, saiba que arrogância é diferente de autoconfiança.
As pessoas autoconfiantes não estão ameaçadas pelas conquistas dos demais e não sentem necessidade de menosprezá-los ou colocá-los para baixo. Em realidade, a arrogância nada mais é do que uma forma de cobrir as próprias inseguranças de cada um.
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