Receitas

Arroz-doce tipicamente português é opção para a sobremesa

Por Redação Doutíssima 11/11/2015

Deliciosa, nutritiva e fácil de fazer, a receita de arroz-doce é uma excelente opção de prato para oferecer aos convidados após o jantar. Também conhecida como arroz de leite, a sobremesa é consumida em diversos países, com um toque de especiarias que variam de acordo com o local, como canela, limão, água de flor de laranja, frutas e até chocolate.

arroz-doce é originário da Ásia, onde o consumo do ingrediente principal é muito comum. Na Índia, ele representa um dos pratos típicos nos casamentos hindus. Já na Tailândia, o coco e a manga são incluídos como complementos da receita. No Brasil, os portugueses foram os responsáveis por implementar a tradição do arroz-doce, polvilhado com canela.

arroz-doce-doutissima-istock-getty-images

Sobremesa é consumida em diversos países, com um toque de especiarias. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do arroz-doce

Os ingredientes básicos para o preparo da receita são o arroz cozido em leite e o açúcar. É possível usar diferentes grãos como base para a sobremesa, mas os mais utilizados nas receitas tradicionais são o branco e o arbóreo, que possuem maior concentração de amido e são mais cremosos.

O arroz é um alimento rico em carboidratos. Sua principal função é, portanto, fornecer energia ao organismo. Mas os grãos contêm, igualmente, proteínas, vitaminas e minerais. Vale lembrar que todos os tipos de arroz não têm glúten, o que torna a receita uma boa opção para convidados intolerantes à substância.

Para quem deseja elevar o valor nutricional da receita, também existe a possibilidade de substituir o arroz branco pelo integral. Rico em fibras, ele auxilia no funcionamento do intestino e no controle da saciedade, além de conter mais vitamina E, vitamina B1 e magnésio.

O leite integral, outro componente principal da receita, também conta com benefícios importantes à saúde. Ele é fonte de nutrientes como vitamina A, B12, D cálcio, fósforo, proteína e magnésio, para citar alguns. Dessa forma, aumenta a resistência óssea e fortalece o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças.

O açúcar refinado é o ingrediente que mais demanda cuidados na receita de arroz-doce. Ele não precisa ser banido, mas deve estar dentro da quantidade recomendada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite ideal para adultos é de 50 gramas de açúcar por dia, o equivalente a dez colheres de chá.

Estima-se que no Brasil o consumo diário de açúcar seja de 22 colheres de chá, mais que o dobro do que a recomendação. Uma alternativa mais nutritiva é substituir o açúcar branco pelo mascavo, que possui quantidades mais significativas de cálcio, ferro, potássio e magnésio.

 

Receita de arroz-doce

Veja, abaixo, uma deliciosa receita de arroz-doce para servir aos convidados:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa de canela

5 cravos

1 xícara de chá de arroz branco

1 lata de leite condensado

1 L de leite integral

Modo de preparo:

Na panela, derreta a margarina até que fique bem escura, mas não queimada. Adicione a canela e o arroz e misture bem. Junte o leite condensado, o leite e o cravo. Tampe e deixe ferver. Abaixe o fogo e mexa de vez em quando para não grudar. Quando ficar al dente, desligue o fogo.


Coloque o arroz-doce em potinhos e polvilhe canela a gosto. A sobremesa rende 10 porções e pode ser servida quente ou fria.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!