Receitas

Chá mate emagrece? Descubra a resposta e todos benefícios da bebida

Por Redação Doutíssima 10/07/2014

Chá mate emagrece? Há quem diga que sim, dando nova importância a esta bebida feita a partir das folhas da erva mate e muito utilizada na região sul do Brasil, na preparação do chimarrão. A bebida de sabor amargo é originária do Paraguai e, por isso, quase todos os países da América do Sul tem a sua receita especial de chá mate, quente ou gelada.

Chá mate emagrece e é quase completo

Alguns pesquisadores afirmam que o chá mate emagrece e é um alimento quase completo, pois sua composição é rica em alcaloides, taninos, vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios, lipídeos, além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

cha-mate-emagrece

Consumo do chá mate ajuda a acelerar metabolismo, aumentando o gasto calórico. Foto: Shutterstock

Chá mate emagrece pois tem efeito termogênico

O chá mate emagrece porque tem um efeito termogênico, isso pela presença da cafeína e da teobromina em sua composição. Com isso, o consumo do chá mate ajuda a acelerar o metabolismo, o que aumenta o gasto calórico e, assim, faz com que o organismo queime mais rápido a gordura.

Por isso o chá mate emagrece, mas também pode contribuir para eliminar as famosas celulites, que são um problema para quase a totalidade das mulheres.

O chá mate também pode contribuir, facilitando a digestão e também tem propriedades diuréticas, que reduzem o inchaço corporal. Para turbinar o efeito do chá mate, uma dieta balanceada pode contribuir para ter efeitos mais rápidos e duradouros.

Chá mate emagrece e tem mais benefícios

Você não sabia que esta bebida pode te ajudar a emagrecer e, além disso, contribuir para a sua saúde? Pois é, o chá mate emagrece pode ser um aliado na prevenção de diversos males e seus benefícios já são muito estudados. Veja o porquê você deve começar a incluir o chá mate no seu dia a dia e ter todos os benefícios do seu consumo:

– Reduz o colesterol: consumir três xícaras de chá mate antes, durante ou após as refeições, pode contribuir para a redução do colesterol ruim. Esta foi a constatação de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estudou um grupo de pessoas com problemas de colesterol.

O resultado do estudo revelou que, ao consumir regularmente o chá mate, houve a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL) no grupo pesquisado. Isso acontece pelas propriedades de algumas substâncias encontradas na infusão que interagem com os ácidos biliares e reduzem a absorção do colesterol. Ou seja, o chá mate emagrece, mas também auxilia bastante a sua saúde.

– Oferece mais energia: o chá mate emagrece, mas também tem um efeito estimulante tanto no corpo quanto na mente, ou seja, atua nos nervos e músculos diminuindo a sensação de cansaço. Os compostos químicos e nutrientes do chá mate fazem um equilíbrio perfeito com a cafeína.

Isso faz com que, ao tomar o chá mate, tenhamos os mesmos benefícios que o café, mas sem seus efeitos colaterais, como insônia, dores de cabeça e nervosismo. O chá mate ainda pode ter benefícios no sexo, já que possui vitamina E, que regula as funções sexuais.

Faz bem para o coração: o chá mate possui polifenóis, que evitam o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e previnem doenças inflamatórias. O chá mate ainda pode prevenir a arteriosclerose, que causa o endurecimento das artérias e, com isso, a prevenir derrames ou ataques cardíacos, pois previnem os coágulos de sangue.

Mas é importante que pessoas que já possuam problemas cardíacos e pressão alta evitem o chá mate pela presença da cafeína em sua composição.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Deliciosas! Veja 10 receitas de chás para aquecer seu inverno

Conheça os benefícios dos chás para as mulheres

Remédios caseiros e medicina alternativa: conheça o poder das plantas que curam

Conheça os benefícios para saúde do famoso chá inglês Earl Grey