Receitas

Salgado maromba: veja opções de lanches para manter a forma

Por Redação Doutíssima 06/10/2015

Quer um lanche saudável e amigo da dieta? O salgado maromba é uma ótima opção. Com poucas calorias e rico em proteínas, possui um valor baixíssimo em carboidratos. Não é por acaso que a receita virou a queridinha dos amantes dos exercícios físicos. Além de fácil de fazer, esse salgado pode enganar a sua vontade de comer lanches tradicionais.

 

Para quem quer emagrecer ou ganhar massa magra, é preciso praticar exercícios físicos sem descuidar da alimentação. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine indica que o exercício sozinho não promove a perda de peso e, por isso, é preciso ter atenção especial em seu cardápio para garantir que ele não seja um sabotador de resultados.

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Salgado maromba possui poucas calorias e é rico em proteínas. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, certos alimentos são muito importantes na conquista desses objetivos porque podem dar uma ajudinha extra. O salgado maromba é rico em proteína, elemento importante em qualquer dieta.

Um estudo da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, revela que dietas ricas em proteínas e restritas em carboidratos e gordura têm efeitos benéficos sobre peso e composição corporal e parâmetros metabólicos associados.

 

Por isso o salgado maromba, criado pela blogueira Tati Guidi, virou mania entre os amantes de fitness. Ele ajuda na dieta e pode ser usado como um lanche gostoso e nutritivo entre as refeições ou até mesmo como um pré-treino. Basta combinar com uma fruta e pronto, você prepara o seu organismo para os seus exercícios.

 

Como fazer o salgado maromba

A receita original já possui diversas versões porque o conceito é adaptável e pode ser aplicado a gostos e necessidades nutricionais de quem vai prepará-la.

Entretanto, em todos os preparos um elemento é comum: ao contrário do que ocorre com a maioria dos salgados, nesse não há adição de farinha. Nessa versão fit, legumes e outras possibilidades são utilizadas para imitar o efeito desse ingrediente.

 

Uma receita básica possui cerca de 150 calorias, mas esse número muitas vezes aumenta dependendo do recheio. Por isso, você pode optar por ingredientes que não adicionem muitas calorias, como brócolis, abobrinha, espinafre ou tomate. Adicionar esses legumes também é importante para dar mais fibra alimentar ao salgado.

 

Outro grande benefício dessa opção é que você pode prepará-la e consumi-la quando quiser. Para quem costuma planejar a sua refeição semanal, é possível fazer o salgado maromba e guardá-lo no freezer. Agora é só aprender a como fazer essa receita fit.

 

Receita salgado maromba

Ingredientes:

100 gramas de frango cozido e desfiado

40 gramas de couve-flor cozida

1 gema

2 colheres de água

Tempero e sal a gosto

Recheio de sua preferência

Modo de preparo:

 

Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos ou use um mixer para transformar a mistura em uma massa homogênea. Quando ela ficar com uma consistência firme, coloque sobre um papel-filme com uma camada grossa.

Então, é só rechear a gosto e fechar com a ajuda do plástico até virar um salgado. É possível ainda colocar em forminhas de empadas. Pincele com a gema e leve ao forno médio por 20 minutos.

 

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