Motivação

Ama closet? Saiba como montar um na sua casa sem gastar muito

Por Redação Doutíssima 22/01/2016

O closet é um sonho de consumo feminino. Amplo e com melhor acessibilidade às roupas e aos calçados do que o guarda-roupa, ele auxilia na organização dos pertences. Mas nem sempre o mobiliário planejado precisa ser um espaço digno de estrela de cinema. Há versões mais simples e baratas, que não deixam de ser charmosas.

A atmosfera do closet precisa combinar com o seu astral. Assim, as opções vão desde os espaços sofisticados, com porta de entrada para o cômodo e vidros espelhados, até os discretos e menos luxuosos, montados com aramados nas paredes e cortinas de papel.

closet-shutterstock-doutíssima

Um closet oferece mais espaço para organizar suas peças. Foto: Shutterstock

Aprenda a montar um closet compacto

A principal diferença entre o armário e o closet está na funcionalidade. O segundo, por ser aberto, garante que as roupas, calçados e acessórios estejam sempre visíveis, através de cabides, caixas e gavetas. Se você se identifica com essa proposta, saiba que não é necessário gastar muito para montar a sua própria “sala de vestir”.

A dica para criar um closet sem precisar fazer altos investimentos é adquirir aramados, peças feitas com arame trançado, retorcido ou moldado. Para montar o espaço, elas podem ser compradas em formato de prateleiras, sapateiras e cabides. Basta fazer as medidas e adquirir itens adequados ao tamanho disponível na sua casa.

Os módulos de aramados são colocados nas paredes e, assim, fica pronto o closet compacto. As principais vantagens do closet feito com arames é possível citar sua capacidade de adaptação a diferentes espaços, além do baixo custo em relação à mão de obra especializada, que pode até ser dispensada.

Por não ser feito com madeira, ele também permite uma maior ventilação nas roupas e calçados, prevenindo a formação de mofo. Outra opção é utilizar as populares araras, bastante comuns nas lojas, para dispor suas pelas de uma maneira simples e barata.

Aqui o importante é encontrar alternativas de personalização que deixem o espaço com a sua cara – e organizado ao seu modo. Afinal, o objetivo da peça é justamente deixar tudo em ordem.

closet-shutterstock-doutíssima

Dicas para um closet funcional

No projeto de um closet, independente dele ser mais ou menos sofisticado, a organização dos itens é um dos aspectos mais importantes. Por isso, antes de começar todo o processo, é interessante fazer um inventário de seus pertences.

Verifique, aproximadamente, o número de camisas, shorts, calçados, saias, vestidos e outras peças que você deseja armazenar. Também considere o número de compras que você costuma fazer normalmente e a sua disponibilidade em doar algumas roupas.

Para o cômodo ficar harmonioso, ele não deve estar sobrecarregado. Ou seja, as peças precisam estar bem distribuídas e não embolotadas. Para isso, vale seguir uma orientação básica: as roupas que amassam com facilidade devem ser penduradas, as demais podem ser dobradas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!