Moda

Moda inverno 2016: confira as principais tendências da SPFW

Por Redação Doutíssima 23/10/2015

Antecipar tendências, ver os looks das celebridades e blogueiras mais badaladas do Brasil e ficar por dentro de tudo o que será da moda inverno 2016: é isso que a São Paulo Fashion Week (SPFW) proporciona às mulheres que amam o universo fashion. O evento chegou a sua 40ª edição celebrando as singularidades dos estilistas brasileiros.

Inicialmente chamada de Morumbi Fashion Week, a primeira edição da semana de moda aconteceu em 1995, na Bienal do Parque Ibirapuera. O objetivo era reunir jovens estilistas brasileiros, através de cinco ou seis desfiles por dia para um público de, em média, 600 pessoas. Mas foi a partir dos anos 2000 que o segmento da moda brasileira realmente ganhou força.

moda inverno 2016 spfw instagram reproducao doutissima

Estilistas apresentaram na SPFW as tendências para a moda inverno 2016. Foto: Instagram, Reprodução

Com o desenvolvimento da indústria têxtil e o reconhecimento internacional de estilistas como Gloria Coelho e Alexandre Herchcovitch, a SPFW começou a se tornar o megaevento que é hoje. O surgimento de top models como Alessandra Ambrosio e Gisele Bündchen e a especialização de produtores, modelos e jornalistas também contribuiu para isso.

Tendências de moda inverno 2016

Mas, afinal, o que os estilistas estão apresentando como tendências para a próxima temporada de frio? No decorrer da semana, foi possível observar estilos, peças e acessórios que devem compor a moda inverno 2016. Veja o que mostraram algumas grifes:

Osklen

O diretor criativo da marca Osklen, Oskar Metsavaht, usou a Grécia como inspiração para a sua coleção, focando, principalmente, nos trajes olímpicos. Nas passarelas foi possível observar uma abordagem mais luxuosa e sofisticada do look esportivo. Em outras palavras, o sportswear segue em alta.

Isso significa que os moletons em seda, cadarços decorativos, saias e abrigos em materiais nobres, inclusive o veludo, terão espaço garantido no inverno 2016.

Helo Rocha

O ponto de partida da estilista Helô Rocha para a criação de sua coleção foi uma viagem ao Paraíso de Goiás. Ao entrar em contato com a cultura e o artesanato local, ela encontrou inspiração para criar peças com vibração boho mística. Assim, o destaque de seu desfile foi o trabalho manual.

Em outras palavras, as peças confeccionadas artesanalmente seguem em voga para o próximo ano. Vestidos, macacões, saias e tops compostos por materiais diversos, como rendas, couro com elastano e tecidos tecnológicos vão estar completamente em alta.

Juliana Jabour

A década de 80 foi a principal fonte de inspiração para Juliana Jabour. Essa linha de referência apareceu nas cores e contrastes vibrantes das peças, nas estampas bem exageradas, como listras e bolas, e na sobreposição de tecidos. A bolsa saco também protagonizou como acessório da coleção.

Assim, já é possível especular que as estampas geométricas, os cortes retos e as estampas vão protagonizar os looks da próxima temporada de inverno.

 

Ellus

A diretora criativa da Ellus, Adriana Bozon, buscou reconectar o espírito jovem com a moda de rua no desfile da marca. Aliando conforto, mobilidade e a tendência do look esportivo chique, as peças apareceram em materiais como jogging denim, um jeans muito mais flexível que o normal.

Elementos dos anos 90 também deram pinta na coleção: tonalidades como vermelho e amarelo, texturas que vão do veludo ao couro metalizado e nylon protagonizaram. Já vale anotar: a pegada jovem da marca será sucesso no inverno.

 

Colcci sem Gisele

Nesta sexta-feira, às 19h, o destaque da SPFW será o desfile da marca Colcci. A expectativa é grande, pois esse será o primeiro retorno da marca às passarelas sem a presença da über model Gisele Bündchen. Em abril deste ano, ela se aposentou das passarelas em um desfile emocionante.

Vale ficar de olho no desfile da Colcci para conferir, especialmente, o que será do jeans – foco da marca – para o inverno 2016. No último dia do evento, haverá ainda desfiles das grifes Wagner Kallieno, Ratier e Amapô. O site oficial da SPFW transmite tudo ao vivo.  

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre as tendências da moda inverno 2016? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!