Se tem uma coisa que me deixa cada vez mais espantado é a variedade de produtos que os Brasileiros usam para bochechar. São diversos os produtos químicos ou naturais e realmente vários podem trazer benefícios, alguns não fazem efeito nenhum e outros fazem muito mal à boca. Hoje vamos conversar sobre qual líquido usar para bochecho.
Os mais variados produtos de bochecho já existem no mercado odontológico e ainda existem pacientes que inventam bochechos ou seguem dicas malucas dos familiares e amigos. Alguns produtos que já ouvi pacientes falarem que utilizam para bochecho são:
– Antissépticos bucais que são vendidos em farmácias e supermercados dos mais variados sabores, cores e ingredientes.
– Bochechos com clorexidina que pode ser pré-fabricada ou feita sobre encomenda com concentrações receitadas pelo dentista.
– Bochechos com produtos naturais como o óleo de girassol ou misturas como água e sal.
– Bochechos com água oxigenada.
Não vou falar hoje o que cada um tem como características, vamos nos deter à conversar sobre qual escolher e como escolher mas em próximas conversas falaremos sobre cada um desses bochechos, seus benefícios e malefícios.
Como faço para usar a maioria dos bochechos que realmente podem fazer bem à saúde?
– Tente fazer o bochecho após a higiene oral (escovação e fio dental). Não esqueça de escovar a língua.
– Seria aconselhado fazer 2(dois) bochechos diários: manhã e noite.
– Temos como medida, normalmente, a tampa do frasco que já é um medidor.
– Os produtos de hoje não são para serem diluídos. A não ser que tenham alguma característica de concentração.
– Não lavar a boca com água após bochecho.
-Não ingerir líquidos e alimentos até 30 minutos após bochecho.
-Deixar o frasco fora do alcance de crianças.
-Não fazer uso freqüente de produtos como a clorexidina sem orientação do seu dentista.
Como escolher o seu produto para bochecho?
– Dê preferencia para produtos sem corantes e sem álcool assim, você conseguirá usar o produto por mais ou menos 1 minuto, sem arder muito na boca ou causar manchas na superfície do esmalte.
– Não vá somente pelo preço, tente escolher marcas mais conhecidas e com isso, terá certeza de que a qualidade do produto segue as normas de qualidade.
– Não utilize qualquer coisa, que alguém lhe disse, na boca; existem produtos que fazem muito mal aos dentes. E mesmo com os produtos mais fortes que podem ser benéficos aos dentes, é necessário a supervisão de seu dentista.
– Muito cuidado com produtos como água oxigenada, ela pode lhe causar muitos problemas. Hoje ainda vamos falar mais sobre ela.
O ideal é ir ao seu dentista, ele vai lhe avaliar e de acordo com sua necessidade, escolher e receitar um bochecho para o seu uso.