Guia dos Dentes

Entenda e reconheça a sobremordida profunda

Por Redação Doutíssima 18/10/2013

over-7

Esse é um tema que costumo estudar bastante e me preocupo muito com os detalhes quando preciso tratar um caso de alteração vertical de posicionamento dentário. A sobremordida exagerada ( só esse nome já é um exagero) é um tipo de má oclusão que apresenta uma causa denominada multifatorial e necessita de um diagnóstico diferencial elaborado e específico. O objetivo dessa nossa conversa é para que você reconheça a sobremordida exagerada, seja em você ou em alguém de seu círculo social.

over-6

Ela pode ser causada por problemas como:

– Extrusão de dentes posteriores que são chamados molares.

– Intrusão de dentes anteriores que são chamados de incisivos.

– Pode ocorrer uma combinação desses dois fatores.

– Existem também as alterações de crescimento na mandíbula e/ou maxila, modificações na função de lábios e língua e principalmente as alterações dento alveolares já comentadas acima.

over-5

Como podemos definir a sobremordida profunda de forma bem simplista mas funcional?

– O que precisamos reparar é quando os incisivos superiores recobrem os incisivos inferiores em níveis maiores do que os padrões de normalidade e com isso, podendo causar danos aos dentes e dores na região aonde ficam os músculos face.

over-1

Outras formas de chamar ou de denominar a sobremordida profunda:

– Sobremordida exagerada.

– Sobremordida profunda.

– Sobremordida aumentada.

– Sobremordida fechada.

– Mordida profunda.

– Trespasse vertical aumentado.

– Sobressaliência vertical aumentada.

– Overbite.

over-3

Percebo que, como em muitos outros casos, existem várias formas de denominar uma mesma alteração. O importante não é como chamamos mas reconhecermos a alteração, sabermos os problemas que ela pode causar e sabermos que precisamos procurar um ortodontista para resolver o mais rápido possível ou em pouco tempo, sofrer com as consequências da alteração.

A sobremordida profunda trás problemas sérios e que podem comprometer a paz no seu dia-a-dia. Normalmente existem outras alterações associadas o que faz com que o tratamento se torne mais importante ainda. Para esse artigo tive como base artigos muito bem conceituados e publicações renomadas para a sociedade odontológica. Acredito na importância de juntarmos o conhecimento aglomerado em minha clínica com trabalhos extremamente bem feitos de colegas dentistas e nossas próprias pesquisas.

over-4

A partir do mês de dezembro vou começar a colocar artigos e publicações de nossa equipe e dificultar um pouco mais a vida de vocês com umas novas idéias da neurociência associada com a odontologia.

Consultas regulares com o dentista podem ajudar você a diagnosticar problemas ortodônticos como no caso da sobremordida profunda ou problemas clínicos como a cárie em seus diferentes estágios. Vamos todos em busca de um sorriso perfeito e saudável.