Bem-Estar > Dia a Dia

Porta mantimentos: aprenda a organizar os armários em casa

Por Redação Fortíssima 15/02/2016

A cozinha é uma das partes da casa que mais necessita de organização. Por isso, é interessante manter o porta mantimentos abastecido, identificado e com fácil acesso. Há várias vantagens com essas medidas, desde encontrar facilmente o que se precisa até reduzir riscos de intoxicação alimentar. E com algumas dicas, é possível deixar tudo no seu devido lugar de forma rápida e fácil.

Organização dos armários torna seu dia a dia mais pratico

Você quer preparar uma receita e não tem ideia se possui todos os ingredientes em casa? Esse é um sinal clássico que os seus armários da cozinha estão precisando de uma boa organização. Manter a cozinha organizada é uma ótima forma de otimizar o tempo e garantir a boa qualidade dos alimentos.

Mulher verificando o porta mantimentos da família.

Organização da cozinha é importante para o conforto e a segurança da família. Foto: iStock, Getty Images

Não bastasse isso, pode ser uma forma de inspiração para novas receitas e até mesmo ajudar a perder peso. Conforme um estudo publicado no Journal of Public Health Policy, quem faz refeições em restaurantes tende a comer mais e quem as prepara em casa é mais capaz de controlar porções e evitar excessos.

É preciso ainda tomar cuidado na forma como você armazena a comida. Muitos alimentos não precisam ser mantidos na geladeira para permanecerem em boas condições para o consumo, mas ainda assim é preciso ficar atento na hora de guardá-los. É o caso de alimentos secos, como arroz, massas, farinhas, bebidas, bem como de enlatados e com frascos fechados.

Uma boa dica é sempre lavar latas e pacotes antes de guardá-los, evitando que os germes possam se acumular nas embalagens e transmitidos para o alimento. É uma medida simples e capaz de evitar várias doenças, como intoxicação alimentar.

Como organizar o porta mantimentos

O primeiro passo para organizar o espaço de armazenamento é se livrar de alimentos vencidos. Depois, siga algumas dicas capazes de ajudar a manter o espaço organizado:

Saiba o que você usa: você sabe o quanto realmente sua família consome de alimentos. Por isso, é importante evitar o erro comum de encher a despensa com o que não se costuma consumir no dia a dia, como um saco enorme de farinha ou vários tipos de refrescos em pó. Tenha apenas o necessário e evite o desperdício.

Deixe tudo visível: a ideia é manter todos os itens constantemente em uso. Por isso, use porta mantimentos de vidro, que permitem visualizar o que você tem em casa apenas abrindo o armário. Nada de fazer “camadas” de alimentos, que facilmente fará você esquecer o que está guardado.

Separe tudo em grupos de alimentos: organize os itens de despensa por tipo. Grãos, bebidas, alimentos para animais domésticos, itens de panificação, produtos enlatados, sopas, lanches etc. Cada zona tem sua própria prateleira dedicada ou gaveta.  Se você não tiver uma gaveta para cada tipo de alimento, pode usar divisores de prateleira ou cestas organizadoras.

Use etiquetas: os rótulos são importantes para a manutenção da organização. Mas para aqueles que você retira da embalagem original é importante etiquetá-los com o tipo de alimento, a data em que foi colocado no porta mantimentos e também a data de validade.

E você, como organiza os porta mantimentos? Compartilhe sua experiência!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!