Os suplementos para queimar gordura fazem sucesso entre os frequentadores de academia e fãs de musculação que desejam eliminar aqueles quilos a mais, mas sem abrir mão de construir massa muscular. Mas você sabe como esses produtos funcionam no organismo? É preciso cuidado antes de começar a usar.
Os efeitos dos suplementos para queimar gordura
Os suplementos alimentares são considerados anabolizantes, porém não no sentido que costumamos conhecer. O termo é usado para classificar todas as substâncias que têm efeito construtor no organismo, como carboidratos e proteínas.
Entretanto, o mesmo nome também é usado popularmente para identificar substâncias que são capazes de dopar o indivíduo e que não são produzidas pelo organismo, a exemplo da testosterona sintética, utilizada para aumentar a massa muscular.
Entendeu a diferença? Agora podemos falar dos suplementos para queimar gordura que são naturais. Aqueles feitos à base de cafeína, por exemplo, estimulam o organismo a eliminar gordura por terem em sua fórmula uma substância termogênica natural, benéfica para quem necessita acelerar o metabolismo e perder peso de forma rápida.
O óleo de coco, outro componente bastante utilizado, auxilia na redução de colesterol e gordura do corpo, principalmente na região abdominal. Óleo de cártamo é outro componente que controla os níveis colesterol e acelera a queima de gordura, pois influencia o metabolismo.
O chá verde também tem propriedades termogênicas, pois possui catequinas e cafeína em sua composição. Outra opção são os suplementos ricos em fibras. Esse componente não tem propriedade termogênica, mas regula o funcionamento do seu intestino e a sensação de saciedade.
Aliar exercícios à alimentação equilibrada é opção
Consumir apenas suplementos não é suficiente e nem considerado saudável. É necessário unir atividade física e alimentação equilibrada para alcançar o peso e forma física que deseja. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, 51% da população brasileira com mais de 18 anos está com sobrepeso.
Confira dicas para adotar uma alimentação estratégica e fazer exercícios na medida certa, segundo orientações de Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC).
Hidrate-se
Ingerir água ajuda no bom funcionamento do metabolismo. Não manter o seu corpo hidratado pode atrapalhar o seu rendimento não só na academia, mas como também causar dores de cabeça e fadiga.
Evite frituras
Alimentos fritos podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares por conterem gorduras que não são nada benéficas. Diversifique o seu cardápio e procure alternativas para escapar desses tipos de pratos.
Pratique atividade física intervalada
Realizar atividade física intervalada é mais eficiente do que passar o dia na academia. Essa rotina de exercícios é alternada entre momentos de exercícios de intensidade moderada com ciclos mais intensos. Essa variação ajuda a aumentar a massa muscular e queimar gordura.
Vale lembrar que todas as atividades físicas e dietas alimentares devem ser acompanhadas por um profissional da área para evitar lesões e possíveis deficiências nutricionais.
E você, costuma usar suplementos para queimar gordura? Conte para a gente quais são os resultados e aproveite para conferir mais dicas para ter uma vida saudável.