Chocolate quente, luvas e cobertores. A preparação para as temperaturas frias já começou. Mas diante do ar gélido e dos ambientes mais secos, é importante ter cuidados para evitar um problema estético típico do inverno: a pele ressecada. A palavra-chave para driblar o incômodo é hidratação – e há várias formas de apostar nela.
A principal causa da do ressecamento é a falta de elasticidade proporcionada pelo clima seco. A tecnóloga em estética Isabel Luiza Piatti aponta que, em algumas pessoas, os poros se abrem para compensar o esse processo, o que também deixa a derme mais áspera. Para evitar esse aspecto, é importante repor os líquidos perdidos.
Como evitar a pele ressecada
Para devolver os nutrientes à pele, a hidratação cutânea é indispensável. Porém, há várias pessoas que se esquecem da importância desse cuidado diário. “Os consumidores geralmente se preocupam mais com produtos para rejuvenescimento e para manter o viço e brilho da pele”, adverte Isabel.
Vale lembrar que eles não substituem os hidratantes. Outro erro comum é evitar a hidratação porque a pele é oleosa. Esses são dois processos diferentes e o segundo não exclui a necessidade do primeiro.
O dermatologista Gilvan Alves também reforça alguns cuidados para driblar o incômodo estético. “O uso do protetor solar não pode ser esquecido, sobretudo de produtos com proteção UVA e UVB, pelo menos duas vezes ao dia. Dessa forma é possível evitar os lábios rachados e a pele ressecada e áspera”, sinaliza o especialista.
Mesmo nos dias nublados, a radiação ainda está presente. Por isso, o profissional também indica suspender as atividades físicas ao ar livre no período entre 10h e 16h. Para repor os líquidos perdidos, ele enfatiza a importância do aumento da ingestão de água e de manter uma alimentação leve, rica em frutas.
Tratamento da pele ressecada
Se você se descuidou e o resultado foi a pele ressecada, que é possível reverter a situação com facilidade. Além de não se esquecer da hidratação, a dica é adotar alguns cuidados adicionais, que devem fazer parte da rotina.
O primeiro deles é evitar a água muito quente na hora do banho, além do uso excessivo de sabonete. Nos dois casos, a oleosidade natural da pele é retirada e a derme fica ainda mais seca. Outra dica é apostar nos óleos vegetais, ricos em ômega.
Escolha ainda produtos que tenham ingredientes com propriedades remineralizantes, hidratantes e nutritivas, como a água de coco integral. Ela contribui para recuperar a pele e protege contra a desidratação.
O mesmo vale para os cosméticos que contenham ureia na composição, pois ela ajuda a aumentar a elasticidade cutânea e evitar o aspecto áspero. Os cremes hidratantes podem ser aplicados no corpo inteiro e, principalmente, nas regiões que recebem impacto direto do frio, como o rosto e as mãos.
E aí, aprendeu como combater a pele ressecada? Depois conte para a gente o que achou dos resultados.