Símbolo da culinária brasileira e consumida em todo o país, a feijoada é o prato ideal para encontros em família ou entre amigos. Além de render bastante, ela costuma agradar todo mundo. Para quem acha o prato muito pesado e calórico, basta adaptar a receita original e criar uma versão light.
Segredo da boa feijoada
Várias teorias giram em torno da origem da feijoada. Uma delas é que o prato surgiu durante a Idade Média, em Portugal. Ao longo do tempo, com a vinda dos colonizadores para o Brasil, muitos ingredientes foram adaptados até resultar na típica receita brasileira que conhecemos hoje.
Influenciado pelas técnicas dos cozidos europeus e pelos ingredientes africanos, o preparo do prato utiliza feijão preto e pode ser servido acompanhado de vinagrete com pimenta, couve, arroz, farofa e laranja. Que tal aprender a receita da feijoada tradicional e da sua versão light? Nós ensinamos para você.
Receita de feijoada tradicional
Ingredientes
400 g de charque
300 g de língua de porco
300 g de costelinha de porco salgada
Pé de porco a gosto
1/2 kg de feijão preto
300 g de lombo
200 g de paio
300 g de linguiça calabresa
1/4 de xícara (chá) de óleo
200 g de bacon em cubos
8 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
3 folhas de louro
Sal a gosto
Modo de preparo
Lave todas as carnes em água corrente para tirar o excesso de sal. Deixe o charque, a língua, a costelinha e o pé de molho em água fria por 24 horas, trocando a água quatro vezes. Limpe bem, tirando os nervos existentes.
Após, cozinhe o feijão até os grãos ficarem macios e inteiros. Escorra as carnes de molho, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe por 30 minutos. Escorra e corte em pedaços menores. Em uma panela, coloque o lombo e cubra com água. Depois de 15 minutos, junte o paio e a calabresa e cozinhe por mais 20 minutos. Escorra e reserve.
Esquente o óleo e doure os cubos de bacon, junte o alho, a cebola e deixe dourar. Adicione o feijão, as carnes cozidas, o louro e cozinhe por 25 minutos, para que os sabores se fundam e o feijão amacie mais. Tempere com sal, retire alguns grãos de feijão, amasse-os e volte à panela para engrossar o caldo. Sirva bem quente.
Receita de feijoada light
Ingredientes
300 g de charque sem gordura e cortado em cubinhos
500 g de feijão preto
2 litros de água
2 folhas de louro fresco
6 gomos de linguiça de frango cortados em rodelas
1 paio bem magro cortado em rodelas
1 linguiça calabresa sem gordura
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Modo de preparo
Assim como na feijoada tradicional, deixe a carne de molho em água fria por 24 horas, trocando-a três ou quatro vezes. No dia seguinte, afervente a carne, escorra e coloque-a na panela de pressão. Cubra com a água fria e cozinhe por 25 minutos, contados a partir da fervura. Escorra e reserve.
Cozinhe o feijão com o louro en uma panela de pressão por 30 minutos a partir da fervura. Passe o feijão e a carne para uma panela grande e leve ao fogo baixo, mantendo a tampa. Afervente a linguiça e o paio, escorra e coloque-os na panela do feijão. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até a linguiça ficar macia.
Se for preciso, junte mais água para aumentar o caldo. Numa frigideira, aqueça o azeite e doure o alho. Adicione ao feijão e tempere com sal. Ferva por mais cinco minutos ou até o caldo engrossar. Retire do fogo e sirva em seguida.
E aí, o que achou das receitas de feijoada? Aposto que deu aquela vontade de ir para a cozinha agora mesmo.