Nutrição > Receitas

Tabule de quinoa: aprenda a receita de Bela Gil

Por Redação Fortíssima 09/02/2016

Receitas práticas e nutritivas são ótimas opções para quem deseja comer de forma saudável e não tem muito tempo na cozinha. O tabule de quinoa ensinada pela apresentadora Bela Gil é uma delas, já que é rica em nutrientes e bastante simples de fazer. Além disso, seus ingredientes ainda podem oferecer benefícios extras para sua saúde.

Quinoa está no topo da lista de proteínas alternativas

A quinoa é um alimento conhecido pelos Incas como a mãe de todos os grãos e foi cultivado pela primeira vez há mais de cinco mil anos. Embora existam centenas de tipos de cultivo, as versões mais comuns disponíveis nas lojas são a branca, a vermelha e a preta.

Do ponto de vista nutricional, ela é considera um grão integral, que inclui a semente de grão intacto, sem a remoção de qualquer uma das suas partes. E acredite, ela realmente faz bem à saúde.

Prato de tabule de quinoa.

Além de ser rica em nutrientes, a tabule de quinoa aumenta a sensação de saciedade. Foto: iStock, Getty Images

Os grãos integrais fornecem vitaminas essenciais, minerais e fibras que ajudam a regular o sistema digestivo e aumentam a saciedade. Eles são naturalmente sem glúten e contêm ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. 

Eles ainda possuem uma elevada proporção de proteína para hidratos de carbono, quando comparados com outros tipos de grãos. Justamente por isso, foram propostos pela NASA para ser um alimento ideal em voos espaciais de longa duração.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition analisou ainda o efeito de grãos inteiros em doentes que tomam medicamentos para baixar o colesterol. Aqueles que comeram mais do que 16g de grãos inteiros todos os dias, apresentaram níveis mais baixos do que aqueles que tomaram medicamento sem ingeri-los.

Baixar o colesterol é bom para o coração, mas a quinoa pode beneficiar a sua saúde cardíaca de outras maneiras também. Um estudo publicado no Journal of Food Lipids observou que as sementes desse alimento possuem muitos dos flavonoides dietéticos que demonstram ter uma correlação inversa com a mortalidade por doenças do coração.

Tabule de quinoa é fácil e saudável

Devido às várias propriedades que possui, a quinoa é um alimento indispensável em qualquer dieta. Uma das receitas mais saborosas usando o grão é o tabule, prato de origem libanesa. Veja a versão proposta pela apresentadora e chef de cozinha natural Bela Gil.

Receita de tabule de quinoa

Ingredientes

1 xícara de quinoa vermelha

1 xícara de salsinha picada

1 ramo de hortelã

1 tomate picado

1 cebola pequena

Suco de 3 limões

1/3 xícara de azeite

Sal marinho à gosto

Pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

Cozinhe a quinoa em água e sal por 18 minutos, mantendo o fogo baixo. Corte a hortelã e a cebola em pequenos pedaços. Numa tigela misture o restante dos ingredientes. Adicione a quinoa. Misture bem e sirva.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!