Receitas

Aprenda a fazer uma feijoada light

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Quando chega o fim de semana fica difícil manter a dieta que você fez de segunda a sexta. Os amigos e a família planejam almoços e jantares, e não tem como obrigar todo mundo a comer aquela sua saladinha pouco calórica. Para resolver esse problema, e não colocar seu regime abaixo, que tal aprender a receita de uma feijoada light?

 

Conhecido por ser um prato rico em gorduras, a feijoada pode ser mais saudável e menos calórica, sem perder os nutrientes. Se alguns ingredientes forem substituídos por outros semelhantes e mais leves, ela não vai atrapalhar sua dieta.

feijoada light

Feijoada light é opção para quem não abre mão do prato, porém com menos calorias. Foto: iStock, Getty Images

A feijoada light pode ser é uma alternativa para pessoas com colesterol alto, já que a receita tradicional é contraindicada para quem tem a doença. Os hipertensos também podem se beneficiar dela se for usada uma quantidade menor de sal na hora do preparo.

 

É importante que, antes de consumir o prato, pessoas hipertensas ou com colesterol alto consultem o médico. Apesar de ser uma receita com menor quantidade de gordura e sal, ela ainda tem a presença desses ingredientes.

 

Aprenda a fazer feijoada light

 

Essa receita de feijoada light vai lhe render nove porções de noventa gramas. Cada porção terá em média 120 calorias, 5 gramas de carboidratos, 12 de proteínas e 6 de lipídios.

 

Ingredientes:

 

– 100 g de lombo congelado

– 150 g de lombo salgado

– 100 g de carne seca magra

– 150 g de feijão preto

– Louro a gosto

– Cheiro verde picado a gosto

– Cebola picada a gosto

– Alho picado a gosto

– 1 colher (sopa) de margarina light sem sal

– Sal a gosto.

 

Modo de Preparo:

 

Para fazer a feijoada light, deixe o feijão de molho em um recipiente e as carnes salgadas de molho em outro, um dia antes do preparo. A água das carnes deve ser trocada até três vezes por dia.

 

No dia em que for preparar o prato, ferva as carnes e coloque a água fora. Após, ferva as carnes outra vez. Se a gordura ainda assim permanecer, coloque a água no freezer, retirando a gordura com uma colher depois de estar congelada.

 

Depois de remover a gordura, acrescente mais água e ferva novamente. A água utilizada no cozimento da carne será aproveitada também no cozimento da feijoada completa.

 

Em uma frigideira, refogue a cebola, o alho, o louro e o cheiro verde na margarina light e coloque a carne picada em pedaços. Nesta etapa adicione o sal.

 

Cozinhe o feijão na água em que você ferveu a carne por cerca de 40 minutos. Feito isso, misture ao feijão, o refogado com os temperos e a carne e mexa. Deixe cozinhando em fogo brando por mais 40 minutos e sirva.

 

Acompanhamento para a feijoada light

 

Como complemento da feijoada light você pode preparar saladas leves como alface e tomate, ou porções de laranjas picadas. O arroz branco é sempre uma opção saudável de para acompanhar o prato. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas para manter a refeição menos calórica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!