Receitas

Aprenda a fazer uma prática salada de repolho com abacaxi

Por Redação Doutíssima 05/06/2015

Para quem deseja sair da mesmice da rotina, preparar uma salada de repolho com abacaxi pode ser uma maneira diferente de complementar a refeição com dose dupla de alimentos naturais. Afinal, ingerir cinco porções de frutas e vegetais por dia é essencial para manter o bem-estar do organismo.

 

Variar os alimentos que comemos todos os dias é uma ótima maneira de ingerir vitaminas, minerais e nutrientes de diferentes fontes. Por isso, a salada de repolho com abacaxi pode ser a solução para sair da mistura de tomate, rúcula, alface e cenoura ralada do dia a dia.

salada de repolho com abacaxi

Salada preparada com repolho e abacaxi pode ser opção para incrementar a refeição. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da salada de repolho com abacaxi

Apesar de causar mal estar intestinal em algumas pessoas, o repolho é uma hortaliça cheia de nutrientes e com poucas calorias. Além disso, o vegetal é muito comum e muito barato em relação a outros alimentos similares.

Ótima fonte de fibras, essa folha é rica em antioxidantes, elementos que combatem o envelhecimento do sangue e dos tecidos e ajudam o organismo a se livrar da ação dos radicais livres, que são prejudiciais à saúde. Além de tudo isso, ainda é ótimo cicatrizante e previne ações inflamatórias, como artrite.

O que muita gente não sabe é que o repolho é rico em vitamina C, que é essencial para manter o corpo jovem. A hortaliça ainda é, segundo informações do portal da Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética (SBNE), um alimento de baixo índice glicêmico, fonte de vitamina A, potássio, betacaroteno e folato.

Já o abacaxi é uma fruta que, assim como o seu companheiro na salada de repolho com abacaxi, é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento do trato intestinal. Ele ainda é um alimento de baixa índice calórico (são mais ou menos 50 calorias por 100g) e pouca gordura, auxiliando no emagrecimento.

A fruta ainda tem um nutriente chamado bromelina, que auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico. Mas os benefícios não param por aqui: o abacaxi ainda é um excelente diurético e melhora o desempenho muscular do coração.

 

salada de repolho com abacaxi 

Aprenda a fazer a salada de repolho com abacaxi

A salada de repolho com abacaxi é bem simples de fazer. Separe os seguintes ingredientes:

Ingredientes:

– 1 xícara de repolho (pode ser o verde ou o roxo)

– 3 fatias de abacaxi

– Nozes ou castanhas picadas

– Sal, pimenta e azeite para temperar

Modo de preparo:

O repolho pode ser cortado bem fininho ou em tiras médias. O abacaxi deve ser cortado em pequenos cubinhos, e o miolo pode ser descartado ou comido em outro momento. O suco que sai do abacaxi enquanto você corta deve servir para temperar a salada e deixar o repolho mais mole, já que é ácido como vinagre.

Misture tudo e tempere como preferir com sal, azeite e pimenta. Para adicionar textura crocante e um sabor extra, misture um punhado pequeno de nozes ou castanhas picadas, mas só na hora de servir.

Se você quer ainda mais mistura de sensações, pode adicionar passas que trazem mais textura à salada e complementam os sabores. A combinação ainda traz uma dose extra de antioxidantes e um toque mais adocicado.A salada de repolho com abacaxi é ótima em dias de verão e pode acompanhar pratos leves ou carnes grelhadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!