Beleza > Homens > Slider Home

Dicas simples para compor um estilo masculino elegante

Por Tatiana Barros 12/08/2016

Pensar no próprio estilo e cuidar do seu visual ainda pode ser um desafio para a maioria dos homens. Mas pensar no estilo masculino tem sido uma preocupação cada vez mais constante, prova disso, é o crescente número de marcas e produtos dedicados a esse público. Ainda assim, fazer compras e compor produções elaboradas e de acordo com determinadas ocasiões pode ser uma missão não tão agradável e simples, como acaba sendo para as mulheres.

Confira dicas para compor uma visual elegante e sem complicação (Foto: Istock)

Confira dicas para compor uma visual elegante e sem complicação (Foto: Istock)

Guia rápido de estilo masculino

Algumas dicas básicas podem ajudar os homens a compor um visual elegante e sem complicação. Confira:

Identifique o seu estilo

Se tem uma dica que vale tanto para homens quanto para mulheres é essa. Não adianta compor uma produção que para outras pessoas possa parecer elegante, se você não se sente confortável com isso. O seu estilo transmite muito da sua personalidade e preferências. Quem tem um gosto mais esportivo e casual, por exemplo, pode usar um tênis combinado com pelas mais formais, como a camisa, o blazer e calça social, até mesmo em um casamento. O importante é se sentir confiante com o visual escolhido.

Organize-se

Por mais que essa parte tende a ser pouco agradável, no dia-a-dia faz uma grande diferença, especialmente para quem não gosta de perder tempo escolhendo roupa. Separe suas camisas por estilo e cores, fazendo o mesmo com o restante das peças e mantenha as posições sempre as mesmas. Assim, fica muito mais fácil escolher uma blusa e uma calça que “conversam” entre si. Deixe ainda as meias e cuecas bem organizadas, assim como os sapatos.

Invista em peças “chaves”

Alguns itens são verdadeiros curingas no guarda-roupa, podendo ser usando em diferentes composições. Entre as peças que não podem faltar no closet masculino estão uma calça jeans de lavagem mais escura, um blazer com bom corte, uma jaqueta de couro preta, pelo menos uma calça e um sapato estilo social, um tênis mais casual (aqueles de academia deixe apenas para essa finalidade) e por aí vai. Invista em cores neutras e depois, se tiver uma personalidade mais ousada, acrescente peças de outros tons e estampas. Um belo par de óculos de sol também é acessório chave e que esbanja estilo.

Seja formal se necessário

Embora, haja como inserir elementos mais casuais em uma produção formal, como dissemos acima, algumas regras são básicas, como não usar jeans ou bermuda em um casamento, por exemplo. Peças de alfaiataria e até mesmo gravatas são sempre bem vindas para ocasiões como reuniões, coquetéis ou casamentos. Você pode optar por tonalidades mais claras durante o dia e deixar os tons escuros para eventos noturnos.

Não tenha medo de ousar, se desejar

Se acessórios como pulseiras e anéis fazem parte do seu estilo, não tem porque deixar de usá-los. Pelo contrário! Itens assim conferem personalidade única ao visual. Mas não use se não for o seu perfil, pois pode passar uma imagem de desconforto e de quem está “forçando a barra” para parecer algo que não é.

Como podem perceber, todas as dicas respeitam sempre os seus gostos. Afinal, isso é ter estilo e ser elegante! E para te ajudar a identificar cada vez mais o que gosta, é sempre bom se informar sobre as tendências, novidades do mercado e até mesmo o que está sendo usado nas ruas. Essa é uma maneira prática para identificar novos elementos que podem combinar com você. Não tenha medo de experimentar!