Moda

Fique por dentro das tendências de óculos de sol masculino

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

Durante o verão, os óculos de sol masculino são acessórios indispensáveis. Eles protegem os olhos, garantem mais conforto e ainda um toque de estilo extra ao visual. Mas antes de adquirir um modelo, é interessante verificar as opções disponíveis de acordo com o seu estilo e formato de rosto.

Se você já tem óculos de sol, sabe que esse complemento tem uma forte influência sobre as feições. Eles precisam ser escolhidos adequadamente, para harmonizar com os pontos fortes e equilibrar quaisquer defeitos da face. A boa notícia é que a oferta é grande e a variedade de modelos ampla.

óculos-de-sol-masculino-instagram-reproducao-doutissima

Óculos de sol precisam harmonizar com as feições do rosto. Foto: iStock, Getty Images

Confira dicas para escolher óculos de sol

Se você não tem a mínima ideia sobre qual é o formato do seu rosto e qual tipo de óculos combina melhor com ele, vale a pena conferir algumas dicas:

Rosto quadrado

Os rostos com formato mais quadrado pedem armações curvilíneas, redondas ou ovais. A dica é evitar ao máximo os óculos com ângulos retos nas pontas, pois eles vão acentuar mais ainda essa característica do rosto, deixando o aspecto quadrado exagerado.

Rosto redondo

O truque para quem tem rosto redondo é justamente o oposto: apostar sem medo nas armações quadradas e retangulares, que garantem um aspecto mais reto e menos ovalado. Os modelos wayfarer são ótimos para isso. Fuja das lentes redondas, no estilo John Lennon.

Rosto oval

O rosto oval é democrático e, por isso, comporta bem quase todos os tipos de armação. Quem quiser aparentar ângulos mais retos no rosto, deve apostar nos modelos retangulares para suavizar as curvas. O ideal é evitar óculos muito grandes, que podem fazer com que o rosto pareça menor.

Rosto triangular

Para quem tem o queixo mais quadrado e a testa fina, a dica é escolher armações que equilibrem essas características do rosto triangular. Uma opção são os óculos com armação apenas na parte superior, que ajudam a dar a impressão de volume na parte de cima da face.

Óculos de sol masculino: veja o que está em alta

Agora que você já conhece as armações que melhor se adequam ao seu rosto, basta escolher uma opção interessante e alinhada com o seu estilo para fazer sucesso no verão. Uma sugestão é o modelo aviador, que cai bem em rostos alongados e é o queridinho de celebridades como os atores James Franco e Jared Leto.

Para quem quiser acentuar os contornos quadrados da face, o modelo em alta da vez é o wayfarer. Básico, mas cheio de estilo, ele é adorado pelos famosos: os atores Robert Pattinson e Taylor Lautner, por exemplo, sempre dão pinta com os óculos de sol pelas ruas de Hollywood. Vale a pena se inspirar.

Outro que faz sucesso é o redondinho, no estilo Ozzy Osbourne. Ele também já deu pinta no look de homens que são referência em estilo, como Johnny Depp e Brad Pitt, além do ator Bradley Cooper e do brasileiro Sérgio Marone.

Para incrementar ainda mais o visual, você também pode variar na cor das lentes, experimentando tons como verde ou azul. O formato espelhado também é sucesso. Por isso, o mais importante é experimentar e se sentir bem com os óculos de sol masculino.