Homens

Guia da gravata: aprenda a usar o acessório com elegância

Por Redação Doutíssima 01/06/2013

Uma das peças que não podem faltar no guarda-roupa masculino é a gravata. Ela é essencial para eventos formais, mas também pode ser um bom recurso para aqueles que querem inovar no visual. Acredite, elas não precisam ser entediantes e são capazes criar um look moderno e descolado. Tudo depende de saber como usar.

gravata

Escolher a gravata certa pode fazer toda a diferença na produção. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de gravata

A primeira coisa que você deve saber é que nem todas as gravatas são iguais. Elas passaram por várias transformações ao longo dos anos. Conseguir o modelo ideal para cada ocasião é importante, mas sempre levando em conta o gosto pessoal que cada homem possui.

Anote aí uma dica fundamental: esqueça as gravatas grossas dos anos 80 e 90. Atualmente, elas variam de 5 cm a 9,5 cm. As mais modernas são conhecidas como slim e costumam ter, no máximo, 6,5 cm. São ótimas opções para homens que possuem uma estrutura corporal pequena ou querem manter o visual moderno quando a peça é necessária.

Já o modelo standard é o mais tradicional. Ele é mais largo e uma ótima opção para eventos mais formais, que precisem de um tipo de vestimenta mais rigorosa. Para esse último caso, há também a do tipo borboleta.

Esse é um estilo perfeito para eventos de gala, mas hoje em dia o modelo também está sendo usado por homens mais descolados que gostam de um visual retrô. Por isso, não importa o seu estilo ou gosto pessoal, sempre há um modelo ideal para você.

Dicas para escolher a sua

Para a maioria dos homens, a principal dificuldade é saber como combinar a gravata com o resto da produção. Se você sempre fica na dúvida antes de decidir o que usar, fique ligado nas dicas.

  • Cores

Não sabe como combinar camisas e gravatas? Uma boa forma de resolver isso é usar cores semelhantes, que harmonizem entre si. Uma camisa branca, por exemplo, pode ser usada com praticamente tudo e deixa o destaque por conta do acessório. O mesmo vale para o azul claro. 

  • Texturas e estampas

Existem várias texturas e estampas para gravatas. Você deve partir de um conceito simples. As mais tradicionais podem ser usadas em eventos mais formais, como casamentos ou até mesmo uma reunião de trabalho. Já para um ambiente em que a formalidade não é necessária, é possível abusar de modelos mais descontraídos.

  • Comprimento

A regra do comprimento da gravata é bastante simples. Ela deve ir até o início do cinto, nunca muito acima e da mesma forma não cobrindo ele. Ou seja, homens muito altos ou baixos devem ter cuidado redobrado na hora de escolher.

E aí, já sabe qual gravata escolher para o seu próximo evento? Conte para a gente nos comentários.