Guia dos Dentes

Saiba como ter acesso ao atendimento odontológico público

Por Redação Doutíssima 08/10/2013

pac-5

São vários pacientes que não tem o menor conhecimento de como procurar e achar um atendimento odontológico no sistema de atendimento público nas mais variadas escalas. Vou dar algumas dicas e falar um pouco sobre o passo-a-passo de conseguir um atendimento odontológico público.

Os postos de saúde se localizam nos mais variados locais e bairros, você precisa consultar o site da prefeitura de sua cidade e lá procurar a lista com os postos de atendimento, endereços e horários. O posto de saúde sendo mais próximo de sua residência, vai facilitar que você possa chegar mais cedo e também, caso você precise voltar várias vezes.

Os postos de saúde atendem todas as faixas etárias e fique de olho, pois existem dias mais tranquilos e horários melhores. Nada como uma conversa com as atendentes para poder facilitar a sua vida.

pac-4

Outro atendimento muito procurado são os centros de especialidades odontológicas. Esses centros são destinados, como o próprio nome diz, para pacientes que precisem de um atendimento em áreas específicas e de maior complexidade, como:

–  Tratamento de canal (Endodontia).

– Tratamento de gengivas (Periodontia).

– Cirurgia oral menor (remoção de cistos, hiperplasias, dentes do siso, etc.).

– Diagnóstico Bucal (remoção de fatores de risco e lesões cancerizáveis na boca e anexos).

– Pacientes Especiais (atendimento a pessoas com deficiência, e determinadas doenças sistêmicas).

– Prótese Parcial Removível e Total (confecção de próteses removíveis e dentaduras)

– Tratamento ortodôntico e/ou ortopédico.

pac-3

Preciso lembrar que, a não ser que você conheça alguém que goste muito de você, no centro de especialidades odontológicas (CEO), você não será atendido se não tiver passado antes em um posto de saúde e o dentista da unidade básica ter lhe encaminhado por escrito para o CEO.

As vagas nesses centros são mais difíceis e atendem uma pequena porcentagem da população que realmente precisa desses cuidados. Vários dentistas que trabalham em postos de saúde ou centros de especialidades odontológicas, trabalham por vocação, por amor à profissão ou devido precisar muito financeiramente da estabilidade que esse tipo de trabalho propõe. São profissionais espetaculares que precisam ser parabenizados por darem seu sangue tentando fazer algo mesmo o sistema de saúde não dando a menor condição de trabalho.

pac-1

Busque o tratamento, é seu direito. Nós, dentistas, estaremos lá para fazer o possível para cuidar da nossa população. O que o povo pede é somente o que lhe é de direito e muito pouco podemos fazer sem que os investimentos em saúde cheguem ao seu destino. Vamos em busca da saúde bucal para todos.