Muitas mamães se preocupam se estão produzindo leite materno o suficiente. Isso porque podem sentir que o leite está diminuindo, ou o seu bebê não está ficando saciado. Porém, existem formas seguras de estimular a produção de leite através da alimentação. Quer saber como? Descubra mais a seguir.
Leite materno: por que é tão importante?
O leite materno é muito mais do que uma opção de alimentação para o bebê. Para o Ministério da Saúde, a amamentação é o primeiro direito do recém-nascido e o órgão recomenda que os bebês recebam esse alimento de forma exclusiva durante os primeiros seis meses de vida.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, órgão vinculado à UNICEF, as crianças amamentadas têm, pelo menos, seis vezes mais chance de sobreviver nos primeiros meses do que as crianças não-amamentadas.Além disso, o leite materno fornece todos os nutrientes, vitaminas e minerais que uma criança precisa para o crescimento durante os primeiros meses.
Será que eu tenho leite o suficiente?
Essa é uma dúvida comum para muitas das novas mamães. Vários fatores podem causar uma baixa oferta de leite durante a amamentação. Entre eles, está o fato de esperar muito tempo para começar a amamentar, não amamentar com bastante frequência e ainda o uso de certos medicamentos.
Porém, a melhor forma de saber se você produz leite o suficiente é buscando orientação do médico pediatra, que irá avaliar a saúde da criança.
Alimentos e produção de leite materno
Se você sente que a sua produção de leite materno diminuiu, procure conversar com o seu médico para ver qual foi o motivo.Entretanto, você pode consumir alguns alimentos que estimulam a lactação, além de beber muita água.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!