Em em período e era onde o Facebook, Twitter, Instagram, e inúmeras outras plataformas de mídia social estão integradas em praticamente todos os negócios e passatempos, gracejos sobre o vício não são justificáveis. Mas será que existe algum mérito científico em tais teorias?
O uso de mídias sociais está ligado ao centro de recompensa cerebral, concluem os cientistas
Uma nova pesquisa sugere que as alegações sobre o Facebook e vícios em mídias sociais não são puramente hiperbólicos. Em um estudo recente, os cientistas alemães associaram a intensidade no uso do Facebook ao núcleo acumbente do cérebro – nosso “centro de recompensa” cerebral – onde nós inconscientemente derivamos retornos químicos a partir de determinadas ações. As descobertas, publicadas no periódico Frontiers in Human Neuroscience, indicam que o feedback social positivo canalizado por meio de plataformas como o Facebook correspondem ao aumento da atividade dentro desta área.
De acordo com o autor do estudo Dar Meshi, o efeito “viciante” pode ter origem na capacidade do Facebook em gerenciar a reputação. Embora a reputação social seja muitas vezes rejeitada por alguns indivíduos vista como pueril e sem sentido, ele permanece como um componente instintivo da psicologia humana.
“Como seres humanos, evoluímos para nos preocuparmos com a nossa reputação. No mundo atual, uma forma de sermos capazes de gerir a nossa reputação é usando sites de mídia social como o Facebook,” escreveu Meshi. “Nosso estudo revela que o tratamento dos ganhos em reputação social no núcleo acumbente esquerdo prevê a intensidade do uso do Facebook entre os indivíduos. Esses resultados expandem nosso conhecimento atual sobre a função do núcleo acumbente, no que se refere ao comportamento humano complexo. “
Em um experimento concomitante envolvendo 31 indivíduos, os pesquisadores descobriram que as flutuações na atividade do núcleo acumbente foi proporcional ao uso de um indivíduo do Facebook. Usando exames de ressonância magnética, Meshi e seus colegas registraram as respostas dos participantes os dois recebimentos e observação do feedback social positivo. O feedback positivo dado a outra pessoa deu um padrão de atividade diferente em comparação com a reação positiva dirigida à si mesmo. O grau para o qual a atividade diferiu, correspondeu à intensidade de utilização do Facebook.
“Nossas descobertas relativas ao uso de mídia social individual com a resposta individual do sistema de recompensa do cérebro também podem ser relevantes tanto para ensino e pesquisa clínica no futuro”, escreveram os autores do estudo.
Dito isto, os pesquisadores enfatizam que os resultados não determinam efeitos a longo prazo, ou se o aumento da atividade obriga os usuários de a voltarem para a plataforma – duas características-chave do vício. As mídias sociais podem aproximar drogas e álcool na atividade cerebral aumentada que ela produz, mas sua capacidade viciante de longo prazo ainda é desconhecida. Por enquanto, o Facebook continua a ser um vício epidêmico não comprovado, mas plausível.
Todas as coisas devem ser usadas com moderação.