Relacionamento

Crise no casamento: veja dicas para lidar com esse problema

Por Redação Doutíssima 04/08/2015

Em apenas um ano, o Brasil registrou uma queda de 4,9% no número de divórcios. Esse dado faz parte de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondendo a 2012 e 2013. O número representa uma superação da crise no casamento.

 

Casais que enfrentam as dificuldades conjugais podem ter uma segunda chance e revigorar a vida a dois.

 

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Austin para o Estudo da Família e Cultura, nos Estados Unidos, realizado com cerca de quatro mil divorciados entre 18 e 60 anos, a principal causa para divórcio é a infidelidade.

crise no casamento

Diálogo e compreensão podem ajudar os parceiros a superarem crises no casamento. Foto: iStock, Getty Images

Dos entrevistados, 37% acabaram o casamento devido à traição do parceiro. No entanto, existem inúmeras outras razões que desgastam o convívio do casal. Saiba como passar pela crise no casamento.

 

Resolva as pendências e evite a crise no casamento

Os conflitos mal resolvidos são motivos para discussões. Se os problemas não são solucionados de forma compreensiva, as críticas e as humilhações começam a transformar o casamento em um campo minado, onde é necessário agir com cuidado. Conheça algumas dicas para evitar que as pendências da crise no casamento se tornem ainda maiores.

 

1. Filhos de fora da briga

 

As crianças não precisam ver que seus pais estão gritando e exaltando o tom de voz. O exemplo é sempre o maior ensinamento. Se você se preocupa com seus filhos, espere até que não estejam por perto quando as coisas forem “sair da linha”.

 

Converse a sós, não exponha o parceiro e troque as palavras duras por elogios. Reforce as qualidades e tente relevar as imperfeições, sempre mantendo o respeito.

 

2. Reveja o que faz bem ou mal

 

O descontentamento, em geral, é motivo de discussões. Pode ser o tempo demais dedicado ao trabalho, o  pouco convívio familiar, a insatisfação sexual, o desinteresse pelos assuntos da casa etc.

 

Veja se as questões que estão preocupando sua vida a dois tem a ver com o casamento ou apenas com você. Descubra a origem do problema e resolva com alternativas. Não culpe apenas o casamento, vá a fundo dentro de si.

 

Crise no casamento pode ser resolvida com diálogo

Comunicação é a chave para resolver inúmeros problemas. Em uma crise no casamento, não é diferente. Porém, é necessário tomar pequenas decisões no dia a dia com flexibilidade. Organizar a rotina a cada manhã é importante para estabelecer a harmonia dentro de casa.

 

1. Compreensão e flexibilidade

 

Não comece brigas porque uma combinação não deu certo. Se o pai ficou responsável de buscar o filho na escola, mas não pôde, primeiro entenda os motivos.

 

Por isso, apesar de fazer uma programação para seu dia, seja flexível e mantenha o contato com o parceiro para estar atenta aos contratempos. Interaja com disposição, bom humor e sem acusações.

 

2. Coloque o amor em primeiro lugar

 

Demonstre carinho, admiração, reconhecimento e amor. Invista sempre na relação sem cobranças demais. Cobre as atitudes que achar necessário, mas sem agressividade.

 

Somente a harmonia pode resolver a crise no casamento. Beijos, carícias e abraços podem ajudar a aumentar o afeto e espantar o fantasma da raiva e desinteresse do seu relacionamento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!