Guia dos Dentes

Tema polêmico: O flúor é tóxico ao nosso organismo?

Por Redação Doutíssima 16/01/2014

fluor-4

Se tem um assunto que todo dentista adora é com relação ao flúor e seu uso seja diretamente na boca ou administrado de forma sistêmica, por exemplo, pelo sistema público de abastecimento de água que pode adicionar a substância para prevenir a cárie dentária. Para “jogar uma pulga atrás da orelha de vocês”, tenho visto vários sites Americanos ou mesmo Brasileiros que estão falando de forma bem rude sobre os efeitos nocivos do flúor ao organismo. Vou colocar trechos do site naturalhealth mas você poderá encontrar informações parecidas em vários outros sites que atacam o uso do flúor e acusam as indústrias de consumo ou a indústria dental.

fluor-1

“O flúor é um veneno persistente e não degradável, que se acumula no solo, plantas, animais selvagens, e nos tecidos do corpo humano. O flúor é mais tóxico que o chumbo, mas não tão tóxico como o arsênio. Busca tecidos ricos em cálcio no corpo humano. Em outras palavras, pode causar problemas desagradáveis.

A indústria dental vendeu sua alma ao diabo:

O flúor tem sido colocado na água potável dos Estados Unidos por décadas. A maioria das pessoas têm acumulado flúor nos tecidos e isso pode causar sérios problemas de saúde, tais como, danos ao DNA, câncer, disfunção da tireóide, doença de Alzheimer, e desequilíbrio hormonal. E, a pior parte, a odontologia moderna tem promovido o uso de flúor e envenenado milhões de pessoas com a sua utilização.

Uma grande quantidade de animais e humanos, desde 1990, passa pelos perigos representados pela fluoretação da água. Em 1998, um estudo publicado na Brain Research relatou danos aos rins e ao cérebro dos ratos.

Water Price Set To Rise

Como evitar o envenenamento de fluoreto:

O primeiro passo é o de minimizar o consumo de flúor.

De acordo com a Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças (ATSDR), ” quando se cozinha com água fluoretada, Há um aumento da concentração do flúor.

Fluoreto de sulfurilo é usado para fumigar locais onde os alimentos são armazenados, e ao mesmo tempo este fica pulverizado sobre os grãos, frutos secos, café, feijão de cacau e nozes. Instalações de alimentos no Canadá e na Europa contam com controles de temperatura e recipientes de armazenamento mais limpo e bem fechadas, ao invés de usar pesticidas. Fluoreto de sulfurilo foi aprovado como um inseticida de cupins.

flu-5

Assim, evitando alimentos pulverizados com agrotóxicos cultivados convencionalmente, e comprar (não pulverizadas) alimentos orgânicos e cultivados localmente – tanto quanto possível. Os alimentos processados ​​como chá instantâneo, produtos de suco de uva, e leite de soja para bebês, todos contêm altas concentrações de fluoreto de sódio, assim como muitas drogas farmacêuticas.

A vitamina C , em abundância, é útil com qualquer programa de desintoxicação, e os melhores alimentos fontes de sentido único são: frutas orgânicas, frutas cítricas, espargos, abacate, melão, verdes, abacaxi e vegetais crucíferos, como brócolis, repolho, couve e espinafre.

A única garantia total que você está limitando sua ingestão de flúor é um estilo de vida saudável, que inclui água potável, produtos orgânicos, e exercício físico. Lembre-se, a melhor defesa (às vezes) é um bom ataque – tomar medidas hoje para se proteger de danos.”

Acredito que já conhecemos os benefícios do flúor de forma em completa e com poucas chances de causar qualquer problema aos seus utilizadores. Os textos que se colocam contra a utilização de forma mais massiva, normalmente apresentam um caráter anti-industrialização ou anti-agrotóxicos ou algo do tipo e acredito que não têm como intenção banir completamente a utilização do produto mas racionalizar e isso, todos nós queremos.

Vamos aproveitar os benefícios do flúor e deixar de usar suas formas prejudiciais. É comprovado por várias pesquisas os benefícios do flúor, em concentrações específicas, na água, nas pastas dentais ou em bochechos antissépticos mas para isso, é necessário o uso controlado.