Guia dos Dentes

Saiba como clarear os dentes de forma segura

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

Para clarear os dentes com segurança, é recomendável consultar antes um dentista. No consultório, ele indicará como clarear os dentes de acordo com tratamentos possíveis, dentro de avaliação específica para cada paciente.

como-clarear-os-dentes

Fique com um sorriso ainda mais belo sem correr riscos. Foto: iStock, Getty Images

Existem basicamente dois métodos de clareamento dental. O primeiro consiste no uso de luzes e é feita em sessões dentro do consultório. Já o segundo utiliza um gel clareador e é feita em casa, segundo orientações médicas.

Como clarear os dentes dentro do consultório

Uma técnica com luzes halógenas, de LED ou laser, que ativam um gel clareador bastante concentrado, e mais forte que o utilizado no clareamento caseiro, proporciona um resultado imediato.

Os dentes ficam muito mais brancos em apenas uma sessão devido ao peróxido de carbamida, que é aplicado apenas nos dentes (sem riscos de afetar a gengiva e os lábios). Depois de o gel ser colocado, luzes são ativadas sobre a boca, o que acelera o branqueamento. O resultado do tratamento dura cerca de dois anos.

Para isso, é preciso que o paciente tome cuidados com a alimentação e a pigmentação do que ingere depois do procedimento. Café, refrigerantes, molhos vermelhos, chocolates e demais produtos que contêm corantes precisam ser evitados. A escovação dos dentes sempre após as refeições é fundamental, além de uma visita semestral ao dentista.

Dentes mais brancos em casa também requerem preparo no consultório

O clareamento dental em casa tem um processo mais longo, que dura cerca de 3 semanas. Os resultados são bastante semelhantes aos do feito no consultório. A diferença é que as luzes que aceleram o branqueamento no primeiro caso não fazem parte desse procedimento.

Para descobrir como clarear os dentes em casa, é indispensável ir ao dentista e seguir todas as etapas indicadas por ele. A maioria das técnicas envolve o uso de um gel branqueador, também à base de peróxido de carbamida, que é colocado em uma moldeira de silicone.

Ao invés das luzes laser, aqui utiliza-se o gel em várias aplicações, repetidas vezes. Esse material geralmente é encontrado no próprio consultório odontológico ou pode ser recomendada sua compra em locais especializados recomendados pelo dentista.

Alguns cuidados antes de decidir como clarear os dentes

Para escolher o modo de clareamento que você vai realizar, a consulta ao dentista é o principal. Somente ele poderá avaliar como está sua arcada dentária e indicar o tratamento adequado para como clarear os dentes de acordo com suas necessidades.

Muitos pacientes recorrem às técnicas de branqueamento para melhorar a estética e, consequentemente, a autoestima. No entanto, é necessário se prevenir, já que o clareamento pode causar algumas consequências mesmo com acompanhamento do dentista.

A sensibilidade é um dos problemas mais recorrentes em quem deixa os dentes mais brancos.  Antes do procedimento, é recomendável usar um creme dental para dentes sensíveis. Mesmo que não apresente o desconforto, o paciente deve prevenir.

As luzes que clareiam os dentes no consultório afetam de maneira um pouco maior a sensibilidade, mas o modo de como clarear os dentes em casa também deixa os dentes sensíveis. O clareamento não é indicado para gestantes e mães em processo de amamentação.