Guia dos Dentes > Planos de Saúde

Dicas para escolher seu seguro dentário ou plano de saúde odontológico

Por Redação Doutíssima 28/01/2014

seguro-3

seguro dentário surgiu pela necessidade de garantir a melhor proteção dentária para você e sua família, sem limites de utilização (real) e de idade, e sem idade máxima de permanência. No Brasil temos uma quantidade enorme de planos de saúde médico e odontológico e esse seguro dental é como se fosse um plano de saúde bem barato para pacientes de países nos quais o sistema público de saúde funciona e algumas pessoas querem um algo mais no atendimento. É como se o nosso SUS fosse bem melhor e tudo fosse pago com baixo custo. Mas o que você pagar, o governo devolve o dinheiro para você, é assim que funciona em países como França e Alemanha.

seguro-5

Só que nesses países, alguns procedimentos estão fora do que o governo paga ou reembolsa para você e ai que surge a necessidade de você possuir algo para complementar esse pagamento, que são chamadas de complementares e muito parecidas com os nossos planos de saúde. Dentre desse universo de complementação de pagamento, o seguro dentário pode ser feito por preços bem baixos se comparados ao que gastaria com o tratamento.

O que precisa ser feito para decidir se você vai fazer um seguro dentário ou um plano de saúde odontológico:

– Ir ao dentista de confiança, indicado por um migo próximo ou por algum familiar. Fazer uma avaliação geral e verificar os problema a serem resolvidos. Existem pacientes que só precisam fazer uma limpeza ou uma pequena restauração e é claro que esse paciente não precisa de um plano de saúde odontológico ou de um seguro dentário, desde que faça uma consulta anual ou semestral com o dentista, para fazer a prevenção. Nesse caso o pagamento do plano ou do seguro dentário sairia mais caro que o tratamento particular.

seguro-2

– Pacientes que fizeram uma consulta inicial com o dentista e viram que precisam fazer muitas coisas e que sairá muito caro fazer particular, então devem seguir os passos abaixo para escolher seu seguro dentário ou plano de saúde odontológico.

seguro-1

Pontos importantes para escolher o seguro dentário ou o plano de saúde odontológico:

– Cobertura do plano.

– Preço influência na qualidade e velocidade de atendimento. Nunca o mais barato é aconselhado.

– Verificar se o plano pede co-pagamentos menores ou então mais elevados,

– Redes de prestadores mais limitativas ou então grandemente abertas.

seguro-4

Cuidados na hora de escolher o seguro dentário ou o plano de saúde odontológico:

– Confirme se a rede a que está associado inclui consultórios da sua área de residência. Em alguns casos há falhas de coberturas nas zonas com menos população.

– Algumas seguradoras não cobram por integrar crianças. Veja se é o caso da seguradora que vai escolher.