Medicamentos

8 Coisas a evitar ao ingerir creatina

Por Redação Doutíssima 06/02/2014

creatina-integralA creatina é um suplemento alimentar que oferece mais resistência ao corpo humano, sendo um grande aliado do desempenho de esportes nos quais movimentos são realizados repetidamente, de esportes curtos e intensos, e também de esportes de longa duração. Como a creatina é uma substância que o organismo humano produz naturalmente, ela não é classificada como doping. Porém, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que este suplemento não deve ser ingerido por por crianças, gestantes, idosos – somente por atletas. Mesmo no caso de atletas, existem algumas precauções a serem tomadas. Confira as 8 coisas que você não deve fazer se estiver ingerindo creatina:

1) Evite tomar creatina sem orientação

Se você pratica exercícios físicos por querer melhorar sua aparência corporal ou para manter uma boa saúde, não é recomendado que você tome creatina. O ideal é combinar as atividades físicas com uma dieta equilibrada e saudável, e isso será o suficiente para que você atinja seus objetivos. Nunca tome creatina sem a orientação de um nutricionista ou um médico, e sempre consulte um desses dois especialistas antes de começar uma atividade física e antes de começar a tomar algum suplemento.

2) Evite usar creatina se você for menor de idade

Estudos científicos mostram que a creatina não apresenta riscos à saúde. Porém, os efeitos colaterais dessa substância a longo prazo – principalmente nos jovens – ainda são desconhecidos. O nutricionista ou médico poderão determinar se você realmente precisa tomar um suplemento, e dirão qual é o mais ideal para você. Isso vai depender do esporte que você exercer, do seu corpo e de seus hábitos alimentares.

3) Evite consumir mais de 3 g de creatina

Estudos mostram que a ingestão de 3 g de creatina surte o mesmo efeito do que doses mais elevadas. Portanto, evite tomar mais de 3 g da substância, pois uma quantidade maior será inútil. Doses menores também são aconselhadas, pois evitam possíveis sobrecarga dos rins e fígado – e é claro, isso permite que você gaste menos dinheiro com o produto.

4) Evite consumir cafeína em excesso

Evite consumir produtos que possuem cafeína (como refrigerantes, guaraná natural, café e alguns chás), pois quando ingerida em excesso, ela tem a capacidade de reduzir os efeitos da creatina. Você pode tomar um café pequeno por dia, pela manhã, sem interferir na ação da creatina. Contudo, preste atenção nos outros líquidos que você ingerir, para não consumir a cafeína em excesso. Evite esta substância enquanto estiver tomando a creatina, verificando nos rótulos dos produtos quais são os seus ingredientes.

5) Evite a desidratação

Esta substância retém os líquidos celulares dos músculos, e a ingestão de água acaba pressionando as membranas celulares, enviando essa informação ao núcleo celular. Ele capta a mensagem de que é necessário efetuar mais sínteses de proteínas. Logo, o músculo acaba por se desenvolver mais rapidamente. Por isso, é importante que você beba muita água e mantenha seu organismo sempre hidratado, para que não haja carência de água em nenhum órgão ou músculos.

6) Evite ingerir bebidas alcoólicas e outros diuréticos

Como a função da creatina é reter líquidos, evite ingerir bebidas alcoólicas, suco de lima-da-pérsia, chá de alecrim e chá verde – todos eles sendo bebidas diuréticas, e podem prejudicar o funcionamento da creatina no organismo. Além disso, a creatina também retém a água no músculos, e ao eliminar líquido pelo sistema urinário pode provocar uma carência de líquido nos outros órgãos.

7) Evite usar a creatina ininterruptamente

Pesquisas mostram que depois de um certo tempo ingerindo esta substância, o corpo se habitua a seus estímulos e o organismo não a produz mais. Por isso, especialistas aconselham 1 mês de pausa a cada 3 meses de uso contínuo. Desta forma, você estará evitando o acúmulo excessivo e nocivo de creatina intramuscular, o que evita também que haja uma supressão da síntese endógena desse suplemento. Procure um profissional para que ele possa diagnosticar a necessidade de interrupção.

8) Evite consumir creatina de baixa qualidade

Para render o produto, muitas marcas adicionam à creatina substâncias como maltodextrina, sódio, açúcar entre outras. Procure comprar apenas creatina pura e de boas marcas, pois essa é a única forma de ter uma garantia de que você não estará consumido substâncias adicionais ou nocivas. Pergunte a seu médico, nutricionista, ou treinador quais são as marcas mais confiáveis de creatina.

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: SaúdeBelezaFitnessNutriçãoGravidezFilhos e Psicologia.Clique aqui para se cadastrar!