Que mulher não baba naquela barba bem feita que parece que acabou de sair do banho? No entanto, dermatologistas americanos comparam o ato de fazer a barba com a esfoliação. Segundo eles, se barbeando todos os dias há risco de inflamação, foliculite e ressecamento da pele. A lâmina não corta só o pelo, mas atinge a camada superficial da pele, a derme.
Não barbear-se todos os dias
Os dermatologistas recomendam um intervalo de no mímino 2 dias . E se o pelo for bastante grosso, o tempo de intervalo recomendado é ainda maior, pois são mais sucetíveis de encravamentos.
Uso da lâmina
Para os dermatologistas, o principal problema é o uso repetido das lâminas de barbear. Ao utilizar muitas vezes a mesma lâmina, ela perde o corte, fazendo com que o homem esfregue ela mais forte no rosto para cortar os pelos. Isso acaba machucando a derme.
Evitando as lesões de pele
É importante hidratar corretamente o rosto. Isso evita qualquer complicação como infecções e foliculite. Outra dica é fazer a barba com água quente e usar uma boa loção pós-barba depois de se barbear para reduzir os danos causados. Caso sua pele apresente muita inflamação, uma boa dica é tentar um barbeador elétrico.
Se você realmente precisar estar barbeado todos os dias, os dermatologistas recomendam que você invista em uma depilação à laser. Em geral, se o tratamento for bom, em cinco sessões os resultados já são aparentes e você já diminuir a quantidade de vezes que você se barbeia por semana.
Fonte: IG