Filhos

Chegada do bebê: veja o que levar para a maternidade

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

A gestação está chegando ao final? Então, é necessário preparar todos os detalhes para a chegada do bebê. Afinal, nesse momento especial, a organização faz toda a diferença. Separar itens essenciais para a mala que será levada à maternidade envolve dúvidas para mães de primeira viagem. Mas, com algumas dicas, fica mais fácil deixar tudo pronto.

bebe shutterstock doutissima

Para evitar contratempos, prepare a mala assim que a gestação completar 32 semanas. Foto: Shutterstock

Se você é uma futura mamãe, tenha em mente que será preciso organizar uma mala recheada de coisas para o bebê. São tantos itens, desde roupas, fraldas a produtos de higiene que é comum não saber por onde começar.

 

Como preparar a mala do bebê

Para evitar contratempos, prepare a mala assim que a gestação completar 32 semanas. Afinal, a partir desse período, o bebê pode nascer e é preciso que a mãe esteja com tudo pronto para a maternidade.

Considere que se preparar com antecedência também garante seu bem-estar, já que, se deixar para última hora, pode ser que você esteja indisposta devido ao tamanho da barriga. Quando você for montar a mala, organize as roupinhas em sacolinhas ou saquinhos, de preferência. Isso ajuda na hora em que a enfermeira for trocar o bebê após o banho.

Mas antes de separar as peças em kits, é fundamental lavá-las. Evite amaciantes ou sabão em pó para evitar alergias na pele sensível da criança. Ao invés disso, utilize sabão neutro ou de coco e não esqueça de passar as roupas e paninhos de boca a ferro quente.

 

 

O levar para o bebê na mala da maternidade

Antes de separar os itens que serão levados para a maternidade, é aconselhável fazer uma lista. Isso ajudará na hora de montar a mala e ainda garante que nada fique de fora. Feito isso, já pode começar a organização. Para o bebê, leve os itens abaixo.

 

Peças de roupas e sapatos

 

Macacões, bodies e camisas do tipo pagão, casacos de lã, calças com pés e meias são itens indispensáveis para os primeiros dias do bebê. Quando estiver escolhendo as roupas, é importante separá-las nos tamanhos recém-nascido (RN) ou pequeno (P).

O ideal é que os macacões, os casacos e os bodies tenham botões na frente, pois isso facilita na hora de vestir o bebê e trocar a fralda. Leve entre seis e nove peças para cada tipo de roupa, incluindo os pares de meias, considerando que geralmente são três dias na maternidade. Não esqueça de incluir dois pares de sapatinhos.

 

Xales e mantas

 

De preferência, leve na mala do bebê dois xales e uma manta. O tecido é fundamental para garantir o conforto da criança. Opte por xales de lã ou linha e mantas de algodão, levando em conta o período do ano e o clima. Se estiver muito frio, uma touca de lã e luvas são indispensáveis.  

 

Paninhos de boca

 

Inclua pelo menos seis paninhos de boca na mala de seu bebê. Eles sujam rápido e, por isso, é necessário ter vários para trocar durante o dia. Serão utilizados principalmente para apoiar no ombro para que a criança possa arrotar.

 

 

Fraldas descartáveis

 

Mesmo que o hospital ofereça esse recurso, é melhor ter uma garantia. Coloque um pacote de fraldas descartáveis na mala. O ideal é que elas sejam do tamanho RN para que seja confortável para o bebê.

 

Itens de higiene

 

É importante que a mala contenha alguns itens de higiene. Leve um creme para prevenir assaduras na hora de trocar a fralda, além de lenços umedecidos para recém-nascidos. Uma escova de cabelos macia também deve estar na lista.

Com essas dicas em mente, você já pode preparar a mala do seu bebê e ficar pronta para a maternidade!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!