Filhos

Baixo peso ao nascer: saiba quais os cuidados com o bebê

Por Redação Doutíssima 15/07/2015

Quando uma criança vem ao mundo com menos de 2,5 kg é considerada com baixo peso ao nascer. É possível identificar esse problema com um ultrassom, enquanto a mulher ainda está grávida. Se o médico percebe que o pequeno está abaixo do tamanho recomendável para a idade gestacional, aconselha alimentação e repouso, de acordo com as necessidades da mulher.

 

O baixo peso ao nascer pode estar relacionado com insuficiência da placenta, quando a mãe não fornece quantidades adequadas de sangue ao bebê. Além disso, a situação pode ser agravada por hipertensão, diabetes, gravidez prolongada, cigarro, consumo de álcool ou gestação de gêmeos. Conheça meios de cuidar do recém-nascido abaixo do peso.

baixo peso ao nascer

A alimentação é essencial para bebês que nascem abaixo do peso recomendável. Foto: iStock, Getty Images

 

Como cuidar de um bebê com baixo peso ao nascer

O principal cuidado com uma criança que apresentou baixo peso ao nascer é se certificar de que ela está se alimentando corretamente. Geralmente, apresenta dificuldade maior para mamar e a mãe precisa estimular o aleitamento várias vezes ao dia. É fundamental que a responsável evite recorrer ao leite artificial e suplementação.

 

Caso o bebê não consiga ganhar peso suficiente mesmo mamando apenas no peito, é necessário consultar um pediatra, que pode indicar um suplemento adaptado de acordo com as características físicas do bebê.

 

Sempre que apresenta baixo peso, a criança deve ser alimentada com a quantidade adequada de calorias e nutrientes para que se desenvolva de forma saudável.

 

Roupas adequadas, que mantenham a temperatura corporal dos pequenos que nascem abaixo do peso, garantem que estejam protegidos do frio e ganhem peso com saúde. Quando estão quentes, eles processam melhor o alimento e o sistema digestivo trabalha de forma correta.

 

Mas cuidado para não deixar as crianças superaquecidas, pois isso pode ser prejudicial, principalmente se houver trocas bruscas entre frio e calor.

 

Baixo peso ao nascer reflete no futuro das crianças

Os primeiros meses de vida do bebê são fundamentais para garantir a saúde no futuro. Uma pesquisa da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu que os pequenos com baixo peso ao nascer têm maiores chances de sofrer com problemas cardiovasculares na fase adulta.

 

Os investigadores analisaram dados de jovens adultos afetados por transtornos no coração e na vascularização do órgão. Eles constataram que aqueles que tinham a proteína CRP, responsável pela inflamação das artérias, apresentaram baixo peso quando bebês ou foram amamentados por um período menor que três meses.

 

O estudo serviu para compreender melhor a importância da amamentação adequada para crianças com baixo peso ao nascer. As doenças que desenvolvem quando adultos já podem ser previstas ainda na infância, logo depois do nascimento. Com isso, é possível criar medidas de orientação e prevenção para as mães cujos filhos não apresentam 2,5 kg após o parto.

 

Um dos diferenciais da pesquisa em Northwestern foi usar irmãos para comprovar que as condições de amamentação e peso diferentes causaram impactos distintos na vida adulta, principalmente ao se tratar de inflamações cardiovasculares.

 

A cada 450 gramas de peso corporal a mais, as chances de concentrar menos proteína CRP aumentavam em 5%. Ou seja, a amamentação é fundamental para a saúde no futuro.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!