Dica do Dermatologista

O que você precisa para aprender como acabar com as espinhas

Por Redação Doutíssima 23/11/2014

Sabe aquela história de que chocolate dá espinha? Pois então: é mito! A ciência descarta que algo tão gostoso possa ser causador de coisinhas tão infortunas. Na verdade, o aumento da produção de sebo, associado à obstrução do folículo da pele, é o que provoca a espinha.

 

Saiba como acabar com as espinhas

 

Hormônios e fatores genéticos também contribuem para o surgimento da acne. Comuns nos adolescentes – mais nos meninos do que nas meninas – e em pessoas de origem oriental e negra, elas podem ser motivo de constrangimento e até depressão. Por isso, sempre é bom saber como acabar com as espinhas de forma simples e rápida.

 

como-acabar-com-as-espinhas

Produtos disponíveis na sua casa ajudam a tratar as espinhas. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de como acabar com as espinhas

 

1. Gelo

 

Esse é um dos principais aliados que você tem para descobrir como acabar com as espinhas indesejadas. Coloque um punhado de gelo em um pano ou saco plástico e massageie o rosto – principalmente os locais onde há acne.

 

As pedras congeladas ajudam a melhorar a circulação do sangue na região do rosto, além de contribuir para o fechamento dos poros, que acabam dilatados com a presença de sujeira e bactérias.

 

2. Limão

 

Um dos aliados contra a acne é a vitamina C, e uma forma de consegui-la, tanto de maneira tópica quanto líquida, é fazer uso do limão. Esta frutinha pode ser milagrosa quando o assunto é como acabar com as espinhas.

 

Você pode tomar suco de limão – mas cuidado se tem pressão baixa, não vá exagerar – e também fazer uma compressa com suco e algodão. O ideal é fazer a compressa antes de dormir.

 

Mergulhe o algodão no suco e deposite sobre a espinha. No outro dia de manhã lave bem o rosto com água morna e abuse do protetor solar – limão queima a pele ao contato com o sol!

 

3. Vapor

 

Outra sugestão de como acabar com as espinhas rapidinho é fazer vapor direto no rosto. Você pode fazer de duas maneiras. Uma dica é por água numa panela e colocá-la no fogo, assim que levantar fervura direcione o rosto sobre o vapor. Para não sentir muita dor, use um pano para ter o primeiro contato.

 

Você pode ainda imitar uma sauna no banheiro. Ligue o chuveiro bem quente e feche a janela, fazendo com que a peça fique repleta de vapor. Essas duas maneiras ajudam os poros do rosto a se dilatarem, e assim fica mais fácil eliminar bactérias que estejam querendo virar espinha.

 

Lave o rosto com água morna e seque, sem apertar a pele. Finalize com um bom creme hidratante.

 

4. Pepino

 

Muito usado para melhorar as olheiras, o pepino sabe como nenhum outro vegetal como acabar com as espinhas. Rico em vitamina A, C, E e potássio, o pepino tem efeito calmante e refrescante sobre a pele.

 

Você pode usá-lo da seguinte maneira: corte três pedaços de pepino fresco e mergulhe por 30 minutos em água fria. Depois use essa água para lavar o rosto. Você também pode fazer uma espécie de pasta com o pepino e aplicar na pele. Após, é só lavar com água fria e aplicar um hidratante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!