Clínica Geral

Cuidados a tomar com unha encravada

Por Redação Doutíssima 03/12/2014

O nome parece complicado, mas a onicocriptose pode afetar muitas pessoas se alguns cuidados não forem tomados. Conhecido popularmente por unha encravada, o problema, que pode atingir todos os dedos dos pés, sobretudo o dedão, é caracterizado por dor, vermelhidão e inchaço ao redor da úngula.

 

A unha encravada se desenvolve quando a borda unhar cresce e adentra a pele do dedo, provocando inflamação. À medida em que processo inflamatório se agrava, a formação de pus e o sangramento local dificultam o calce de sapatos. Em casos mais graves, a pessoa pode sentir muito desconforto para caminhar.

 

Pessoas com diabetes ou má circulação devem ficar ainda mais atentas. O comprometimento da unha pode evoluir ainda mais rapidamente e provocar outras disfunções no organismo.

 

A unha encravada tem sua explicação vinculada a problemas constitucionais e genéticos, e em traumas agudos. Mesmo assim, o uso frequente de calçados apertados e o corte inadequado das unhas são tidos como suas causas mais comuns. A pressão que os sapatos menores que o pé exerce sob os dedos é um grande fator contribuinte para o encravamento de unhas.

unha-encravada

Problema pode atingir todos os dedos dos pés e merece atenção. Foto: iStock, Getty Images

 

O que pode ocasionar unha encravada

Junto do emprego de calces errados, o corte inapropriado figura como um dos principais motivadores da unha encravada. É que, quando aparadas de forma em que os cantos ficam arredondados, as unhas ficam mais expostas ao encravamento, visto que nascem mais próximas à lateral do dedo, podendo crescer para o lado inverso, ou seja, para dentro.

 

Dessa forma, o tratamento preventivo consiste, basicamente, em cortar as unhas nos formatos reto ou quadrado, além de apará-las com freqüência; e sempre utilizar calçados cômodos, porém não muito largos porque também podem ser prejudiciais, especialmente se utilizados para atividades de corrida.

 

Manter a higiene dos pés é também uma forma de combater a unha encravada. Antes de cortá-las, portanto, lave-os bem e deixe os pés de molho em água morna. Da mesma maneira, use cortadores limpos e afiados e nunca tente cortar qualquer unha inflamada sozinho, pois assim só se piora o problema.

 

Procedimento cirúrgico para unha encravada

Para os em que as unhas crescem naturalmente de maneira inadequada, é provável que necessitem retirá-las com nitrato de prata ou com a ajuda de procedimento cirúrgico para que voltem a nascer de forma correta.

 

Na lista de tratamentos para unha encravada, constam o uso de antibióticos e antissépticos. Quando as medidas não se mostram eficazes, é possível cogitar a cirurgia. Várias são as operações que podem ser realizadas para a correção da unha com problemas. A melhor técnica a ser aplicada depende da avaliação do médico, que analisa aspectos individuais e o grau de comprometimento unhar.

 

O método mais utilizado é a cantotomia com fenolização da matriz ou a cantotomia com matricectomia cirúrgica, quando o canto da unha é removido e a matriz da unha é retirada com o auxílio de fenol.

 

Podólogos são indicados para ajudar na manutenção de pés e unhas. Nos casos de unhas encravadas, no entanto, o profissional mais indicado é o dermatologista, que poderá prescrever medicamentos em casos de encravamentos mais sérios.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!