Homens

Cosméticos para homens: a importância de produtos que atendam à diferença

Por Dra. Livia Pino 16/05/2014

Como aumento dos cuidados dos homens com o próprio corpo a indústria investiu pesado e vem tendo resultados. Entenda porque cresce a cada dia a variedade de cosméticos para homens 

 

cosméticos para homens

 

Foi-se tempo que homens só usavam perfume, faziam a barba e cortava cabelo! (este era todo ritual de beleza deles). Atualmente os homens procuram se cuidar mais e já constituem cerca de até 1/3 dos atendimentos em consultórios dermatológicos.

E, assim, a indústria investiu em produtos específicos para tratamento e cuidado com a pele do homem, produzindo linhas específicas para eles. Isto também ocorreu com as grandes marcas de produtos e cosméticos, como a Dior, Givenchy, Lancome, Clinique e diversas outras que lançaram sua linha exclusiva de cuidados para os homens. A linha de cosméticos para homens da Dior, por exemplo, teve um acréscimo de 30% nas vendas em 1 ano.

Segundo o Ibope, o homem brasileiro contemporâneo tornou-se mais consumista, gastando cerca de 15% a mais do que a mulher no cartão de crédito. Segundo o estudo “Global Cosmetics & Toiletries 2006” (Kline & Co), as vendas de cosméticos para homens e para tratamento da pele aumentaram em 41,5% no Canadá, 21,5% na França e 19,3% na Itália.

 

Cosméticos para homens no Brasil

 

O Brasil tem participação no mercado de cosméticos masculinos importante, ocupa a segunda posição no ranking mundial, segundo estudo feito pela Euromonitor. Mas porque os cosméticos de homens e mulheres devem ser diferentes? Será que é só jogada de marketing, para vender mais? Não meus queridos leitores. Realmente estes homens que querem se cuidar possuem características e desejos diferentes dos nossos.

Cuidados com os homens são diferentes dos dispensados as mulheres, afinal a pele em geral é diferente, eles querem tratamentos mais sutis, mas não gostam de perder muito tempo com estes cuidados, etc.

Por exemplo, a pele do homem tende a ser mais oleosa do que a das mulheres. E os homens não toleram, nem um pouco a sensação de pele lambuzada. (tudo bem, eu sei, que nós mulheres também detestamos, mas toleramos muito mais do que eles). Assim, os filtros solares dos homens possuem substâncias que tratam da oleosidade e possuem cosmética mais seca possível e que absorva rápido.

Outro exemplo são os hidratantes corporais. Homens, em geral, têm muitos pelos no corpo, o que dificulta a aplicação do hidratante em creme. Assim, as linhas masculinas lançaram hidratantes em loção ou spray que facilita a aplicação do produto e não deixa a pele pegajosa, pois são mais rapidamente absorvidos pela pele.

A pele dos homens, em geral, é mais grossa que a pele da mulher, sendo assim os cosméticos antirrugas masculinos podem ter uma concentração um pouco maior dos ativos para garantir a eficácia do produto.

Eles são bem mais “práticos”, assim quando os cosméticos para homens são multifuncionais, para eles são perfeitos! Um exemplo seria a loção pós-barba, para acalmar, evitar e tratar a irritação da barba (a foliculite), hidratar e até tratar rugas.

Além de todas estas diferenças, as indústrias ficam atentas quanto ao cheiro do produto, o formato da embalagem (homens não gostam de potes, gostam de tubos) e também a cor da embalagem (geralmente para este público as cores são preto, prata e azul).

Acho que os homens devem se cuidar mesmo. A saúde e beleza da pele é direito e todos!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Cosméticos: você sabe o que  você passa na pele todos os dias?

Cosméticos que toda mulher deveria ter na bolsa

As vantagens dos cosméticos orgânicos

Cosméticos só para homem

Cremes para celulite: mito ou verdade

Quando começar a usar cremes anti-idade?

4 produtos químicos aos quais você está exposto diariamente