Esporte

Jiu jitsu desenvolve uma série de habilidades. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 07/02/2015

A prática do jiu jitsu vai muito além da simples defesa pessoal. A atividade, cujo nome tem o significado de “arte suave” por ter como princípio ceder para vencer, e usar o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo, oferece diversos benefícios ao seu praticante.

jiu jitsu

Combates ajudam a melhorar o condicionamento físico e as habilidades mentais. Foto: iStock, Getty Images

Prática do jiu jitsu

Embora o combate esteja no centro da prática do jiu jitsu, a educação física e o treinamento mental estão entre as suas principais metas. Ele possui um grande poder de educar a mente, o corpo e o espírito.

 

Inicialmente, o esporte é um grande aliado para conquistar um corpo mais definido e forte, tanto em homens quanto em mulheres.

 

Além disso, a prática esportiva desenvolve habilidades corporais, sendo que as três principais são: movimento, equilíbrio e alavanca.

 

O movimento no jiu jitsu é utilizado para criar as situações de perda de equilíbrio do adversário, o que proporciona ao praticante a oportunidade de atacar o adversário enfraquecido, pois não existe força sem equilíbrio.

 

equilíbrio próprio deve ser mantido sempre, para que se tenha controle dos movimentos e para que se chegue com mais facilidade às posições de alavanca, usadas para ampliar a força e permitir que se mova o adversário ou mesmo atacá-lo.

 

Principais benefícios do esporte

Outra habilidade despertada pela prática do jiu jitsu é a coordenação motora. A atividade aumenta os reflexos e a flexibilidade, além de ser uma medida eficaz para combater o estresse do cotidiano, aliviando a ansiedade e eliminando as energias acumuladas.

 

Diferente da natação ou da ginástica, o objetivo do jiu jitsu não é simplesmente gastar energia. Ao aprender os golpes e vencer os adversários no tatame, há um gasto de energia que fortalece corpo e mente sem que se perceba.

 

O esporte também proporciona o aumento do condicionamento físico, além de melhorar a autoestima, a autoconfiança e ajudar a desinibir pessoas mais tímidas.

 

A atividade aumenta a resistência do organismo, acelera o metabolismo e melhora a capacidade cardiovascular, evitando riscos e problemas respiratórios e cardíacos.

 

O sistema circulatório é beneficiado pelo esporte, uma vez que tem trabalho dobrado para oxigenar áreas sobrecarregadas. Com isso, o ventríloquo esquerdo se fortalece, pois tem trabalho duplicado para administrar o fluxo sanguíneo exigido.

 

Gasto calórico com o jiu jitsu

O esporte geralmente auxilia na redução de peso, sendo que um praticante com certa experiência, que consiga completar todos os exercícios de aquecimento, pode ter um gasto de 750 calorias por aula.

 

Os exercícios de aquecimento são, na maioria, aeróbicos e anaeróbicos. Os combates exigem, além de habilidade, força dos praticantes, em sua maior parte no chão. Em uma aula mais avançada é possível perder até 1.500 calorias por aula.

 

No entanto, assim como em qualquer outro esporte, é muito importante ter uma boa alimentação antes do treino, para garantir a energia necessária para a atividade física.

 

O ideal é realizar uma pequena refeição uma hora antes do treino ou uma grande refeição, evitando ingerir gorduras e fibras que retardam a digestão, até três horas antes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!