Pacientes inevitavelmente querem saber quanto tempo seu trabalho dental vai durar e nós dentistas estamos apenas começando a entender a complexidade do sucesso da restauração. Ela é mais complexa do que apenas a escolha do material restaurador.
O que é responsável pelo sucesso de uma restauração?
- O cirurgião-dentista
- O dente
- Os materiais
- O paciente
- A programação para o dia(tanto do dentista como do paciente)
- Tamanho e profundidade da restauração
Restaurações mais profundas tem a probabilidade de falha de 60% maior do que para restaurações rasas.
Veja também: tudo sobre pré-natal odontológico
Outros fatores a considerar, de acordo com estudos recentes:
- Raça e sexo dos pacientes são fatores insignificantes mas podem interferir no tratamento
- Idade do paciente: os pacientes mais jovens são menos propensos a ter queda de restauração. Em pacientes pediátricos, 4% das restaurações falham, enquanto 10% naqueles que tinham 65 anos ou mais.
- Restaurações colocadas por dentistas do sexo masculino foram menos propensas a fracassar do que aqueles colocados por dentistas do sexo feminino. Os dados podem estar ligadas a possibilidade de que as mulheres podem ser mais propensas do que os homens a relatar uma restauração como um fracasso(tive que dar esse argumento para não ter problemas com as colegas dentistas, leitoras do nosso site)
Saiba mais sobre: piercing dental
Percebemos a cada dia que são diversas as causas do insucesso das restaurações mas um raciocínio que é comum é que quando o caso é bem avaliado, bem planejado, o dentista e o paciente estão bem conversados sobre os prós e os contras, de cada vantagem e desvantagem das técnicas a serem aplicadas; aumenta bastante a certeza de uma porcentagem alta de sucesso.
Então, na hora de fazer uma restauração, escolha um dia tranquilo, um dentista competente, prepare-se para seguir certas regras após o tratamento e fique com a tranquilidade de ter uma restauração por muito tempo.