Guia dos Dentes

Assalto a consultórios: dentistas e pacientes tomem cuidado

Por Redação Doutíssima 10/10/2013

assalto-5

Infelizmente nosso país se encontra em um momento que não temos segurança em nenhum lugar, são diverso os assaltos na rua, em nossas casas, em edifícios com os melhores sistemas de segurança que o dinheiro pode comprar, shoppings, somos roubados dentro de nossos carros e o mais recente, ladrões se misturam a pacientes para roubar clínicas e consultórios odontológicos e médicos. Temos que tomar todo o cuidado possível pois o assalto a consultórios é cada vez mais frequente e agressivo.

assalto-4

Tenho ouvido constantemente de colegas e vendo na mídia, as mais variadas atrocidades que esses ladrões fazem com os profissionais que de certa forma se tornam vitimas muito facilmente desses bandidos. O assalto a consultórios odontológicos está acontecendo da seguinte forma:

assalto-3

– O grupo se faz passar por pacientes, marcam uma consulta e fingem que não se conhecem. Ficam andando pela clínica, indo ao banheiro, vendo quantas pessoas trabalham no loca e quando chega a vez de um deles de ser atendido, enquanto o falso paciente anuncia o assalto dentro da sala de atendimento, os outros ladrões fazem o mesmo na sala de espera.

– Tem acontecido em horários variados e a cara de pau dos ladrões é imensa. A maior incidência é sempre pela hora do almoço ou fim do expediente, quando a clínica está mais vazia e teoricamente, com dinheiro.

– Normalmente eles assaltam e vão embora o mais rápido possível mas tenho ouvido casos de agressões das mais variadas, até mesmo sexuais e em casos extremos, dentistas ou pacientes sendo mortos de forma cruel como a colega dentista que foi queimada viva ou a atendente de um consultório que foi baleada.

assalto-1

São várias as formas de tentarmos nos proteger desses marginais, como:

– Colocação do sistema de câmeras em toda a clínica e entrada com sistema de gravação com HD. É importante placas informando que a clínica é protegida por sistema de câmeras, isso vai ter um reforço do efeito das câmeras.

– Em alguns locais existe uma vigilância comunitária ou privada feita na rua ou no local onde fica a clínica. Normalmente os valores são bem baixos e isso pode lhe ajudar bastante.

– A clínica não pode ficar completamente aberta, sistemas de abertura eletrônica das portas são importantíssimos e a sala de atendimento do dentista deve ser mantida fechada com uma televisão mostrando as câmeras de toda a clínica.

– Evite atendimento em horários muito fora do horário comercial. Se você realmente precisar atender ou ser atendido em horários diferenciados, os cuidados tem que ser redobrados. Muito cuidado com os finais de semana.

assalto-2

Meus caros leitores, infelizmente nosso país não é mais um local que possamos andar tranquilamente, precisamos nos defender e nos precaver. Fico muito triste em ter que conversar sobre isso mas é nossa realdade e temos que encarar. Siga as dicas acima, vá ao seu dentista regularmente e tenha a certeza que estará seguro e com a boca saudável.