Saiba como potencializar a caminha e a corrida através da esteira que é um dos aparelhos mais usados quando o assunto é atividade física, seu uso é muito fácil, só basta apertar um botão e pronto você já pode sair andando, muito simples.
Leia também: Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física.
Existem maneiras que vão ajudar a potencializar ainda mais sua atividade, confira:
1-Alternar caminhada e corrida
É uma excelente atividade para perder gordura corporal. Segundo o educador físico Felipe Macabeli, coordenador de Cinésio do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, “você pode realizar um treinamento intervalado considerando o tempo – o mais fácil e mais usado em esteiras – ou a distância percorrida”. Os treinos intervalados podem ser ajustados por um educador físico, isso vai te ajudar a atingir seus objetivos.
2-Aumentar a inclinação da esteira
Isso vai deixar o treino mais intenso, vai ficar como se você estivesse subindo uma ladeira, vai diminuir as calorias e aumentar os músculos. Esse exercício vai trabalhar também a panturrilha, coxas ( parte de trás de da frente) e os glúteos. Você deve fazer o ajuste com cuidado, deve ser individualizado pois assim irá associar a inclinação sem sobrecarregar a coluna lombar.
3-Aumentar a velocidade
Isso vai aumentar o gasto energético e também a perder calorias, praticar a esteira com mai velocidade vai gerar condições para um condicionamento físico melhor e influencia o sistema cardiorrespiratório de forma positiva.
“A variação de velocidade na esteira é muito boa para aumentar o gasto calórico e a intensidade do treino, mas deve ser sempre orientada por um profissional de educação física, evitando lesões e contusões musculares”. Explica a educadora física Fernanda Andrade.
4-Mudar as direções da passada
Você pode andar na esteira pela lateral ou andar de costas, isso ajuda as pessoas que precisam treinar essas direções para adquirir novas habilidades. É uma boa opção para os praticantes de caminhada que queiram treinar a coordenação e o equilíbrio, mas deve ser orientado pelo um profissional.
Veja também: 5 mitos sobre a corrida de distância.
5-Busque a orientação de um profissional
Sempre! É muito importante buscar orientação de um profissional de educação física, ele irá avaliar e determinar o melhor ritmo para sua caminhada e corrida, determinando as frequências cardíacas ideais para o seu objetivo e irá acompanhar sua evolução nos treinos.
6-Respeite seus limites
Toda atividade física praticada em excesso vai prejudicar sua saúde, é de extrema importância respeitar seu limites, mantenha o ritmo de acordo com sua condição física. Caso contrário isso irá causar desequilíbrios ao organismo causando dores na coluna, quadril, joelhos, tornozelos e excessos musculares, como contraturas e espasmos duradouros.
Fica a dica 🙂
Fonte: Minha vida