Barriga “trincada” é o sonho de mulheres e homens. Isto é possível aliando reeducação alimentar, exercícios aeróbicos e abdominais. Mas será que sabemos tudo sobre os abdominais? Conheça agora mitos e verdades sobre eles!
Leia mais: Conheça Body Jump: divertido e emagrecedor
Ter uma musculatura abdominal firme não é um benefício apenas estético. Esta parte do corpo suporta a coluna vertebral em seus movimentos. Além disso, gordura acumulada nesta região não é benéfico para a saúde. Conheça agora mitos e verdades sobre os abdominais!
Leia mais: Como reduzir a barriga em 10 dias
- Abdominais eliminam gordura localizada – MITO. Abdominais fortalecem e tonificam a musculatura. Para perder gordura localizada, o ideal é praticar atividades aeróbicas (corrida, natação, caminhada…) e se alimentar bem, com um cardápio pobre em carboidratos refinados e gorduras.
- Os resultados são diferentes para homens e mulheres – VERDADE. Os metabolismos são diferentes e os resultados também. Homens tem mais facilidade em ganhar massa muscular, apesar de também terem mais facilidade de acumular gordura somente nesta região. Mas, claro, homens e mulheres podem ter um abdome chapado. O que muda é a a intensidade e a carga que, em geral, são maiores para homens.
- É preciso fazer muitas repetições – MITO. Não é a repetição e sim o grupo de músculos trabalhados que trará resultado. O ideal é fazer entre 8 e 15 repetições por série (ou, no máximo 24 caso o foco esteja na região abdominal). Fazer 200 abdominais por série pode indicar que a série está sendo executada de forma incorreta ou que ela é fácil demais.
- Para se obter bons resultados, é preciso fazer abdominais todos os dias – MITO. É importante dar um descanso ao músculo trabalhado de, se possível, 48 horas. Pode-se fazer abdominais todos os dias, desde que não se trabalhe os mesmos grupos musculares no mesmo dia.
Leia mais: 10 abdominais profissionais para perder a barriga
Ter um abdome “chapado” é uma questão estética, mas também de saúde. Músculos fortalecidos nesta região significa menos gordura localizada e uma menor chance no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os abdominais são bons para a estética e também para saúde!
Fontes: Exercícios abdominais, Uol Saúde, O² por minuto