Clínica Geral

Herpes Zóster: sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 07/08/2013

Senior man in hospital bed

O que é?

A Herpes Zóster é uma virose causada pelo herpesvirus ou Herpesvirus varicellae, vírus causador da catapora.

O vírus se aloja nos gânglios nervosos do organismo e fica em um estado de latência, sendo mantido sob controle do sistema imunológico. Idosos, pacientes com AIDS ou pessoas que estão passando por um período agudo de estresse, têm uma queda de imunidade e nesse quadro o vírus se prolifera causando afecções na pele.

Apesar de ser muito parecida com a herpes simples, a herpes zóster costuma não reaparecer e, em casos de reincidência, atinge a mesma região afetada anteriormente.

 

Como se contrai a Herpes Zóster?

Quando uma pessoa contrai varicela (catapora), é possível que ela não adquira total imunidade ao vírus, ele permanece então inativo e alojado nos gânglios nervosos, aguardando um momento de baixa imunidade para produzir a Herpes Zóster.

O contágio se dá pelo contato direto com as secreções das vesículas, sobretudo quando o indivíduo receptor apresenta quadros de imunidade baixa. A Herpes Zóster é mais comum em adultos e idosos e se manifesta raramente em crianças.

 

Sintomas

São muitos os sintomas que auxiliam na identificação da Herpes Zóster. O paciente pode apresentar dor na pele, especialmente no lado do corpo em que o nervo foi afetado. Esta dor ocorre de um a quatro dias antes das pequenas “bolhas” aparecerem sobre o corpo ou dentro da boca e é normalmente acompanhada de  febre, mal-estar, cefaleia, ardência ou coceira. Existem casos em que as vesículas não aparecem, restando apenas os outros sintomas, estes que podem facilmente serem confundidos com sintomas de dor de dente, otite, infarto do miocárdio ou apendicite.

As vesículas levam em torno de dez dias para ulcerarem e começarem a formarem crostas que normalmente são seguidas de cicatrizes. Geralmente dentro de vinte dias, os sintomas desaparecem completamente, mas existem casos pós-herpéticos em que pacientes continuam a sentir os sintomas durante meses ou até anos.

A Herpes Zóster pode deixar algumas sequelas como paralisia facial, deficiência auditiva, comprometimento visual, vertigem e outros sintomas auditivos e vestibulares.

 

Diagnóstico

O diagnóstico clínico pode ser bem preciso, pois os sintomas de herpes zóster são bem característicos da doença, porém resultados de análises de secreção de vesículas podem facilmente ser confundidos com varicela e herpes simples.

 

Tratamento

Ainda não existe cura para a Herpes Zóster, porém os médicos costumam prescrever analgésicos para amenizar a dor e antivirais específicos capazes de diminuir a progressão da doença e evitar a dor pós-herpética.

 

Fonte: ABC.MED.BR